“A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas” (“The Mitchells vs. The Machines”), a animação da Sony Pictures Animation para a Netflix, foi o grande vencedor da 49.ª edição dos Annie Awards, os prémios mais importantes do cinema de animação nos EUA, que se realizaram neste sábado (dia 12). O filme da Sony Pictures venceu oito prémios, incluindo o de Melhor Filme de Animação, Melhor Realização e Melhor Argumento.
O documentário animado “Flee – A Fuga”, baseado numa conversa entre o realizador do filme, Jonas Poher Rasmussen, e o seu amigo Amin Nawabi (pseudónimo), um refugiado afegão homossexual, venceu o prémio de Melhor Filme de Animação Independente.
“Encanto”, da Walt Disney Animation Studios, venceu em três categorias, incluindo o de Melhor Música. “Luca” (da Pixar), “Raya and the Last Dragon” (da Walt Disney Animation Studios) e “Sing 2” (da Illumination) foram os grandes derrotados desta edição.
Em quatro dos últimos cinco anos, o vencedor da categoria de Melhor Filme de Animação dos Annie Awards ganhou o Óscar de Melhor Filme de Animação. “Os Mitchells vs. the Machines”, “Encanto”, “Flee”, “Luca” e “Raya and the Last Dragon”, encontram-se nomeados para os Óscares 2022, que se realizam a 27 de março.
Melhor Filme de Animação
The Mitchells vs. The Machines (Sony Pictures Animation para a Netflix)
Melhor Filme de Animação Independente
Flee
Melhor Produção Especial
Namoo
Melhor Realização
The Mitchells vs. The Machines, por Mike Rianda, Jeff Rowe
Melhor Argumento
The Mitchells vs. The Machines
Melhor Interpretação Vocal
The Mitchells vs. The Machines
Melhores Efeitos Animados
The Mitchells vs. The Machines
Melhor Animação de Personagem
Encanto
Melhor Música
Encanto
Melhor Design de Personagem
The Mitchells vs. The Machines
Melhor Design de Produção
The Mitchells vs. The Machines
Melhor Storyboard
Encanto
Melhor Editorial
The Mitchells vs. The Machines
Melhor Curta-Metragem de Animação
Bestia
Melhor Filme Estudante
Night of the Living Dread