O penúltimo dia da mostra competitiva do Festival de Cannes ficou marcado pela estreia de “This Must be the Place” do cineasta italiano Paolo Sorrentino, com Sean Penn no papel principa, onde interpreta a personagem de uma antiga vedeta de Rock, Cheyenne, que faz uma viagem através da América. O filme recebeu boas críticas e Sean Penn é apontado como o favorito para receber o prémio de Melhor Actor.

 

O dia ficou ainda marcado pela entrega de alguns prémios. A longa-metragem “Take Shelter” de Jeff Nichols venceu Grande Prémio da Semana da Crítica do Festival de Cannes 2011. O filme “Les Geants” do belga Bouli Lanners foi o grande vencedor da Quinzena dos Realizadores, recebendo o prémio SACD (Melhor Filme em Francês) e o Prémio Arte. E por último, o júri da Cinéfondation e das curtas-metragens, presidido por Michel Gondry, atribuiu o Primeiro Prémio à realizadora alemã Doroteya Droumeva, pelo filme “Der Brief” (“A Carta”).

 

Neste dia houve ainda uma grande homenagem dedicada ao mestre Stanley Kubrick, onde estiveram presentes a sua mulher, Christiane Kubrick, e o actor Malcolm McDowell, para assistirem à projecção restaurada do filme “Laranja Mecânica”, onde Malcolm é a vedeta.

 

O Festival aproxima-se do seu final e segundo uma sondagem, o filme “Le Havre” do finlandês Aki Kaurismäk é apontado como o favorito dos críticos. Nada está certo ainda, pois não há favoritos, a competição foi muito grande e só no domingo, dia 22 de Maio é que se saberá quem irá receber a Palma de Ouro.