Os organizadores do Festival de Cannes irão atribuir todos os anos uma Palma de Ouro de Honra, que será entregue durante a cerimónia de Abertura, a partir de 2011.  Este novo prémio será entregue a realizadores cujas obras tenham sido decisivas mas que nunca tenham recebido Palma de Ouro,

 

A organização já entregou este prémio pontualmente a alguns realizadores, como, a Woody Allen (2002) e a Clint Eastwood (2009). Para 2011 será a vez do realizador italiano Bernardo Bertolucci, de 70 anos, que conta com uma obra rica no cinema, com filmes como “Novecento” (1976), “O Último Tango em Paris” (1972) e “Último Imperador” (1987), irá receber uma Palma de Honra na cerimónia de abertura do 64º Festival de Cannes.

 

“A qualidade da obra dele, que se revela hoje em dia em toda a sua singularidade e cuja amplitude nos chega cada vez mais intacta, a força do seu compromisso a favor do cinema e as ligações que o unem a Cannes fazem dele um primeiro receptor legítimo” – declaram o Presidente Gilles Jacob e o Delegado Geral Thierry Frémaux. O prémio irá será entregue no dia 11 de Maio, durante a cerimónia de Abertura da 64ª edição do Festival, que decorre de 11 a 22 de Maio de 2011.