Cannes 2012: “Moonrise Kingdom”, de Wes Anderson, vai abrir certame

A dois meses da 65ª edição do Festival de Cannes, é divulgado que o novo filme do americano Wes Anderson, “Moonrise Kingdom” fará a abertura do mais importante festival de cinema do mundo. O festival abre a 16 de maio, no Grand Théâtre Lumière do Palácio dos Festivais, que terá a presença do Júri presidido pelo cineasta italiano Nanni Moretti.

 

Wes Anderson é um dos mais conceituados cineastas independentes da atualidade, que contem uma obra singular e pequena (apenas sete longas e 2 curtas-metragens), no entanto é um autor de referência e possui um estilo que já influenciou muitos outros realizadores. Depois do seu último grande sucesso, “O Fantástico Sr.Raposo” (2009), Anderson apresenta-nos “Moonrise Kingdom”, que conta a história de duas crianças que se apaixonam e fogem para a floresta, evocando uma história atormentada e espantosa, de crianças e adultos, durante dias de tempestade do Verão de 1965. O elenco conta com, Edward Norton, Bruce Willis, Bill Murray, Frances McDormand, Tilda Swinton e Jason Schwartzman, bem como das crianças Kara Hayward e Jared Gilman.

 

Thierry Frémaux, delegado-geral do Festival: “Wes Anderson faz parte das forças em ascendência do cinema americano que revisita de forma muito pessoal, nomeadamente em MOONRISE KINGDOM, filme que volta a testemunhar a liberdade de criação em que continua a evoluir. Sensível e independente, este admirador de Fellini e de Renoir é igualmente um cineasta brilhante e inventivo.

 

Com Wes Anderson na abertura do 65º Festival de Cannes, será celebrado o jovem cinema americano na Croisette” – congratula-se Gilles Jacob, Presidente do Festival.

 

O 65º Festival de Cannes realizar-se-á de quarta 16 a domingo 27 de maio de 2012.