Cannes 2013: “O Grande Gatsby” vai abrir certame

"O Grande Gatsby" (2013)_2

A organização do Festival de Cannes revelou hoje que o filme americano “O Grande Gatsby” de Baz Luhrmann (realizador de “Moulin Rouge!” e “Austrália”) irá abrir a 66º Festival de Cannes, na quarta-feira, dia 15 de maio, no Grand Théâtre Lumière do Palais des Festivals, na Selecção Oficial Fora da Competição. O filme será projetado em 3D, sendo a segunda vez que tal acontece no festival, depois de “Up – Altamente” da Pixar.

 

Adaptação do mais célebre livro do escritor americano Francis Scott Fitzgerald, o filme evoca, na efervescência dos anos vinte na costa leste dos Estados Unidos, a figura romântica e trágica de Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio), contada pelo amigo Nick Carraway (Tobey Maguire). Carey Mulligan desempenha o papel de Daisy Buchanan, cujo marido é encarnado por Joel Edgerton. A esta distribuição prestigiante adiciona-se a participação da lenda do cinema indiano Amitabh Bachchan, bem como a do músico americano, o rapper Jay-Z. “O Grande Gatsby” chega ás salas portuguesas no dia seguinte a Cannes, ou seja, a 16 de maio.

 

Esta é a terceira vez que o romance de Fitzgerald é adaptado ao cinema, depois de uma primeira versão em 1949 e outra, a mais conhecida, em 1974, que foi realizada por Jack Clayton, protagonizada por Robert Redford e  Mia Farrow.

 

“Para todos os que trabalharam em Gatsby, é uma grande honra fazer a abertura do Festival de Cannes – declara Baz Luhrmann. – “Estou muito orgulhoso por voltar a um país e a um festival que sempre se mostraram generosos comigo. E estou feliz por ver este filme projectado em Cannes, não muito longe de São Rafael onde Scott Fitzgerald escreveu as passagens mais lancinantes e mais comoventes do seu extraordinário livro”. O Festival de Cannes recebeu já duas vezes Baz Luhrmann, uma com “Strictly Ballroom – Vem Dançar!” (1992) e outra com “Moulin Rouge !” (2001).

 

A edição 66 de Cannes irá decorrer de 15 a 26 de maio de 2013 e terá o realizador e produtor Steven Spielberg como Presidente do Júri da seleção oficial.