Já é conhecida a lista completa de filmes que vão integrar 47ª edição da Quinzena dos Realizadores, a secção paralela do prestigiado Festival de Cannes, que decorre entre 14 e 24 de maio em França. A secção é composta por 19 filmes, dos quais três são do realizador português Miguel Gomes, a trilogia “As Mil e Uma Noites”, que terão antestreia mundial.
O realizador de “Tabu” (2012) mergulha agora num Portugal em crise e apresenta-nos “um realizador que se propõe a construir ficções a partir da miserável realidade onde está inserido. Mas incapaz de descobrir um sentido para o seu trabalho, foge cobardemente, dando o seu lugar à bela Xerazade”. Miguel Gomes ficciona a partir de factos ocorridos em Portugal, durante o mês de agosto de 2013 a julho de 2014.
Produzido por Luís Urbano, este sublinha que o filme se compõe de três filmes (“O Inquieto”, “O Desolado” e “O Encantado”) com um título comum e subtítulos próprios – “quem quiser ver o filme todo terá de ver os três volumes, mas cada um deles tem personalidade autónoma”.
“As Mil e Uma Noites” é uma co-produção entre a o Som e a Fúria, a Shellac Sud (França), a Komplizen Film (Alemanha) e a Box Productions (Suíça). Integram o elenco nomes como, Crista Alfaiate, Luísa Cruz, Adriano Luz, Carloto Cotta, Américo Silva, Gonçalo Waddington, Joana de Verona, Rogério Samora, Bruno Bravo, Diogo Dória, Maria Rueff, Dinarte Branco, Teresa Madruga, João Pedro Bénard, entre outros.
“As Mil e Uma Noites”, não sendo uma adaptação o filme inspira-se na estrutura da obra homónima, terá a sua estreia nos cinemas portugueses na segunda metade do mês de setembro.
Fazem ainda parte da secção de longas-metragens da Quinzena dos Realizadores, Takashi Miike, Sarunas Bartas, Jeremy Saulnier, Arnaud Desplechin ou Philippe Garrel, entre outros.
O cinema português também está representado pela curta-metragem “Provas, Exorcismos” de Susana Nobre, na secção de curtas da Quinzena, em estreia internacional.
A secção Quinzena dos Realizadores, paralela ao Festival de Cannes, existe desde 1969 e tem como objetivo a apresentação de filmes, não só de realizadores emergentes, mas também de autores consagrados. A 68ª edição do Festival de Cannes decorrerá de 13 a 22 de maio de 2015.
Secção de Longas-metragens
A Perfect Day, de Fernando León de Aranoa
Beyond My Grandfather Allende, de Marcia Tambutti
Arabian Nights, de Miguel Gomes
Volume 1, The Restless One
Volume 2, The Desolate One
Volume 3, The Enchanted One
Les Cowboys, de Thomas Bidegain
Dope, de Rick Famuyiwa
Embrace of the Serpent, de Ciro Guerra
Fatima, de Philippe Faucon
Yakuza Apocalypse : The Great War of the Underworld, de Takashi Miike
Green Room, de Jeremy Saulnier
Much Loved, de Nabil Ayouch
Mustang, de Deniz Gamze Ergüven
In the Shadow of Women, de Philippe Garrel
Peace to Us in Our Dreams, de Sharunas Bartas
Songs My Brothers Taught Me, de Chloé Zhao
The Here After, de Magnus von Horn
The Brand New Testament, de Jaco Van Dormael
My Golden Days, de Arnaud Desplechin
Secção Curtas-metragens
Blue Thunder, de Jean-Marc E. Roy & Philippe David Gagné
Calme ta joie, de Emmanuel Laskar
The Broken Past, de Martín Morgenfeld & Sebastián Schjaer
Kung Fury, de David Sandberg
Pitchoune, de Reda Kateb
Trials, Exorcisms, de Susana Nobre
Pueblo, de Elena Lopez Riera
A Few Secondes, de Nora El Hourch
Backyard, de André Novais Oliveira
Rate Me, de Fyzal Boulifa
The Exquisite Corpus, de Peter Tscherkassky