Um dos festivais de cinema mais prestigiosos do mundo – o Festival de Cannes – anunciou a lista completa de jurados que irão decidir a atribuição da Palma de Ouro na edição de 2019.

Ao já anunciado presidente do júri e realizador Alejandro González Iñárritu juntam-se mais oito personalidades do mundo do cinema, quatro homens e quatro mulheres de sete nacionalidades diferentes. Alguns dos nomes mais sonantes incluem Yorgos Lanthimos, o cineasta grego que já conta com o prémio Un Certain Regard em 2009 com o filme “Canino”, prémio do júri em 2015 por “A Lagosta” e melhor argumento em 2017 com “O Sacrifício de um Cervo Sagrado”, bem como o realizador polaco Paweł Pawlikowski, vencedor do prémio de melhor realizador na edição do ano transacto com o filme “Guerra Fria”.

Ainda no ramo da realização, irão fazer parte do júri a americana Kelly Reichardt, nomeada para o prémio Un Certain Regard em 2008 pelo filme Wendy & Lucy, o francês Robin Campillo, vencedor do grande prémio do júri em 2017 por “120 Batimentos Por Minuto”, a italiana Alice Rohrwacher, vencedora do grande prémio do júri em 2014 por “O País das Maravilhas” e do prémio de melhor argumento em 2018 com o filme “Feliz como Lázaro” e, por último, o sérvio Enki Bilal – artista gráfico e cineasta.

Menos representados que o habitual, os atores que incluirão a lista de jurados são a americana Elle Fanning, participante em filmes premiados no festival como “O Estranho Que Nós Amamos” ou The Neon Demon – O Demónio de Néon”, bem como a atriz e comediante senegalesa Maimouna N’Diaye.

Além da competição principal, a realizadora libanesa Nadine Labaki irá liderar o júri do prémio Un Certain Regard, a cineasta francesa Claire Denis irá encabeçar o júri de curtas-metragens e o realizador colombiano Ciro Guerra irá presidir o júri da Semana da Crítica.

A 72.ª edição do Festival de Cannes realizar-se-á entre 14 e 25 de maio.