No último dia 13 de abril, a organização do Festival de Cinema de Cannes anunciou os filmes selecionados para a edição de 2023 do evento.
Entre os escolhidos, o Brasil marca presença com a seleção do filme “Firebrand” para a competição, concorrendo à Palma de Ouro. A produção é realizada pelo renomado realizador Karim Aïnouz e conta com Alicia Vikander e Jude Law nos papéis principais, além de outros atores renomados.
O argumento é assinado pelas irmãs Henrietta e Jessica Ashworth, responsáveis pelo sucesso “Fale com as Abelahas” e pela aclamada série “Killing Eve”.
Esta é a segunda vez que Aïnouz é selecionado para a competição em Cannes, já que em 2019 ele recebeu o prémio Un Certain Regard com o filme “A Vida Invisível”. O realizador também esteve presente na edição de 2021 com o documentário “O Marinheiro das Montanhas”.
Além de “Firebrand”, o Brasil também foi selecionado na Mostra Un Certain Regard com o filme “A Flor do Buriti”, realizado pelo português João Salaviza em parceria com a brasileira Renée Nader Messora.
Outro destaque brasileiro em Cannes será a exibição do documentário “Retratos Fantasmas”, realizado por Kleber Mendonça Filho. O filme, produzido pela CinemaScópio Produções e coproduzido pela Vitrine Filmes, será exibido em uma Sessão Especial fora de competição.
“Retratos Fantasmas” é o terceiro filme do diretor a ser selecionado para a Seleção Oficial de Cannes, depois de “Aquarius” em 2016 e “Bacurau” em 2019, que lhe rendeu o Prémio do Júri.
O 76º Festival de Cannes acontecerá de 16 a 27 de maio e contará com uma seleção oficial completa de filmes de diversos países.