Skip to content

“Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos” estreia a 14 de março nos cinemas portugueses

Chuva 2 Cantoria na Aldeia dos Mortos 2019 2 1 Chuva 2 Cantoria na Aldeia dos Mortos 2019 2 2

Foi divulgado o primeiro trailer de “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”, um filme rodado junto dos Krahô, um povo indígena do Brasil, realizado por João Salaviza e Renée Nader Messora.

Este filme, “feito por duas pessoas no meio do mato”, será distribuído pelo DocLisboa, que o levará para escolas e cineclubes, de norte a sul, enquanto que a Desforra Apache, “ramo” de distribuição da produtora O Som e a Fúria, ficará encarregue de o distribuir pelas salas de cinema comerciais.

O filme estreou em 2018 na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes, onde viria a ganhar o Prémio Especial do Júri. Seguiram-se até ao momento várias passagens por festivais e vários prémios, como, por exemplo, o prémio de Melhor Primeira Obra Iberoamericana no La Orquidea Film Festival 2018, e os prémios de Melhor Filme e de Melhor Fotografia (Renée Nader Messora) no Lima Film Festival 2018.

banner horizontal 2025 5 3
Publicidade

Sinopse: Esta noite, os espíritos e as cobras ainda não apareceram. A floresta ao redor da aldeia está calma. Ihjãc, quinze anos, tem pesadelos desde que perdeu o pai. Ele é um índio Krahô, do Norte do Brasil. Ihjãc avança na escuridão com o corpo suado. Uma voz distante ecoa por entre as palmeiras. A voz do pai chama-o, junto à cascata: chegou o momento de preparar a sua festa de fim de luto para que o espírito possa partir para a aldeia dos mortos. Rejeitando o seu dever e para escapar do processo de se transformar em xamã, Ihjãc foge para a cidade de Itacajá. Longe do seu povo e da sua cultura, vai enfrentar a realidade de ser um indígena no Brasil contemporâneo.

“Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos” estreia a 14 de março de 2019 nas salas de cinema portuguesas.

Chuva 2 Cantoria na Aldeia dos Mortos 2019 3 4