Foi hoje criado o Círculo de Críticos Online Portugueses, um “grupo seleccionado de críticos online de cinema portugueses, cuja acção se centra essencialmente na classificação dos filmes estreados mensalmente nas salas de cinema portuguesas, de forma a produzir um conjunto de tops mensais, com oportunos dados estatísticos. O CCOP poderá dedicar-se ainda à elaboração de tops de temáticas especiais (décadas, realizadores, géneros) e um prémio anual (cujo nome será posteriormente definido) dedicado aos melhores filmes do ano. Este projecto nasceu em colaboração com o projecto, de origem brasileira, Liga dos Blogues Cinematográficos.”.

 

Os membros fundadores deste grupo são bloggers de alguns dos mais conceituados e visitados blogs de cinema em Portugal: Catarina D’Oliveira (Close-Up), Gonçalo Trindade (Ante-Cinema), Inês Moreira Santos (Espalha-Factos), João Pinto (Portal Cinema), João Samuel (Dial P for Popcorn), Jorge Rodrigues (Dial P for Popcorn), Miguel Ferreira (A Última Sessão), Nuno Reis (Antestreia), Pedro Ponte (Ante-Cinema), Samuel Andrade (Keyzer Soze’s Place), Tiago Ramos (Split Screen). No entanto, segundo o CCOP informa, estão previstas futuras inscrições para novos membros, aumentando assim o número de críticos neste círculo.

 

Esta ideia não é nova, pois já existem há alguns anos círculos de críticos online nos EUA e Brasil, por exemplo. No entanto, é uma iniciativa bastante feliz, na medida em que a criação de debates e a promoção do cinema é fundamental para uma indústria cinematográfica. Portugal tem há já vários anos vários blogs/sites que se dedicam ao cinema, para além dos jornais (que são fundamentais) e das revistas de cinema (que neste momento é só uma). Recentemente, em 2011, criou a sua Academia de Cinema e agora é criado um Círculo de Críticos Online. Tudo isto são pequenos passos para um futuro promissor do cinema português, que apesar de parecer bastante instável para 2012 e seguintes anos a nível financeiro, não deixa de ser uma evolução. E assim o cinema português pula e avança!

 

Site Oficial