Ora muito bom fim-de-semana aos nossos leitores!

 

A semana não tem sido propriamente fácil no universo da internet devido aos já infames SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA (Protect Intelectual Property Act) (ou em português, algo como Lei para Parar a Pirataria na Internet e Lei da Protecção do Direito Intelectual). Estas medidas ameaçam praticamente todo o tipo de liberdades até hoje possíveis na internet e ameaçam por isso a partilha de vídeos e musicas neste que é o maior centro de divulgação do mundo. São afectados por isso todos aqueles que dependem da internet como meio principal de divulgação do seu trabalho e, no caso daqueles que gostam de ver novas curtas-metragens, afectam a variedade e quantidade de obras disponíveis para visualização.  Por este motivo o Cinema 7ª Arte opõe-se a esta medida do governo americano que irá, caso aprovada, prejudicar todas as pessoas que tentem tirar o máximo partido da internet, estejam elas em que país estiverem. Não somos a favor da pirataria, apenas acreditamos que num meio onde já por si é difícil divulgar os trabalhos dos novos profissionais do cinema, uma restrição como estas iria apenas destruir ainda mais o futuro do meio bem como as carreiras de aqueles que querem fazer parte dele.

 

Mas enquanto a lei não é aprovada pelo governo americano, vamos aproveitar para partilhar aquilo que realmente gostamos e vamos então ver um pouco de cinema.

 

Mourir Auprés de Toi

Eu gosto de filmes de animação feitos com materiais improváveis; gosto quando a animação é usada para criar narrativas dentro de universos nada habituais, e Spike Jonze e Simon Cahn conseguiram fazer exactamente isso. A forma como esta história trágico-cómica se desenrola entre prateleiras e livros algures dentro de uma livraria francesa é bastante agradável e mostra que mais uma vez, os projectos de Spike Jonze, sejam eles grandes ou pequenos, não desiludem.

 

Bad Things That Could Happen

Por vezes é bom aceitar o estranho só pelo prazer de ver algo efectivamente estranho (e neste caso, bastante engraçado, à sua maneira) e isso geralmente leva-nos à conclusão que talvez filmes como “Bad Things that Could Happen” possam dizer mais do que aquilo que aparentam. Este filme foi realizado pela colectiva This Is It.

 

Nuevo Mexico

O que falta de narrativa a este filme é compensado com uma grande imagem e com um grande carisma do cenário, personagens e acontecimentos. Provavelmente nada disto resultaria se a curta tivesse mais 5 minutos, mas assim como está, o realizador Christian Cavazos fez um excelente trabalho e nós ganhamos um belo pedaço de filme.

 

E são estas as três escolhas de hoje. Espero que se divirtam a ver cinema e que tenham um bom resto de Fim-de-Semana.