David Lynch disponibiliza curta-metragem animada online

Desde o dia 11 de maio, David Lynch publica diariamente vídeos curtos em formato “weather reports” no seu canal do YouTube. Inesperadamente, na quarta-feira, dia 20 de maio, o cineasta brindou ao público com a estreia da sua curta-metragem de animação “Fire (Pozar)”.

O realizador anunciou o projeto pela primeira vez em 2015, como uma colaboração entre este e o músico polaco-americano Marek Zebrowski“Fire (Pozar)” estreou esta semana na conta do realizador do YouTube: “David Lynch Theater”. Lynch tem usado a conta do YouTube este mês para postar vídeos curtos de si mesmo, a relatar previsões meteorológicas de Los Angeles.

A curta de dez minutos e meio faz alusão à sua primeira longa-metragem: “Eraserhead”. Mestre em criar imagens surrealistas, impactantes e inesquecíveis, Lynch assina o argumento, a realização e os desenhos do projeto. A animação é de Noriko Miyakawa, responsável pela edição de outra curta de Lynch: “What Did Jack Do?” (recentemente disponibilizada na Netflix). A trilha sonora é do compositor Marek Zebrowski, com quem o cineasta gravou o álbum musical “Polish Night Music”, lançado em 2007, pela David Lynch Music Company.

Lynch e Zebrowski conheceram-se em 2006, quando Lynch contratou Zebrowski para ser tradutor durante as filmagens de “Inland Empire” em Łódź, na Polónia. Lynch revelou pela primeira vez informações sobre “Fire (Pozar)” em 2015, dizendo que “O ponto principal da nossa experiência era que eu não iria dizer nada sobre as minhas intenções e Marek interpretaria os visuais à sua própria maneira. Portanto eu acho que foi uma grande experiência bem-sucedida e adorei a composição que Marek escreveu para os Penderecki String Quartet.”

“Achei que foi um filme muito melancólico, em certo sentido, e também muito poético”, acrescentou Zebrowski na época. “Sem tentar ser muito explícito, tentei ilustrar melhor o que Davi estava a fazer. Por exemplo, há algo que se parece com uma chuva de granizo e eu usei muito pizzicato, mas eu também usei uma linha melódica crescente para depois adicionar elementos líricos.”

“Fire (Pozar)” já foi exibido no passado, no entanto, a estreia no YouTube no passado dia 20 de maio, marca a primeira vez que a curta-metragem está amplamente disponível para transmissão. O lançamento segue a estreia da curta “What Did Jack Do?” em janeiro. O último grande trabalho do realizador foi “Twin Peaks: The Return”, que encerrou a sua exibição no canal Showtime em setembro de 2017.

Lynch tem estado em quarentena em casa, em Los Angeles, onde passa muito do seu tempo na sua oficina. O realizador compartilhou com a Vice, em meados de abril, que está esperançoso que as pessoas no mundo saiam das suas quarentenas “mais espirituais” e “muito mais amáveis”, acrescentando: “Vai ser um mundo diferente em relação ao mundo antes da pandemia e será um mundo muito mais inteligente.”