ÉCU 2015: 10ª edição

ÉCU 2015_1

O ÉCU – European Independent Film Festival (Festival Europeu de Cinema Independente de Paris) vai na sua décima edição, a realizar entre os dias 10 e 12 de abril de 2015 e o Cinema 7ª Arte faz parte dos seus parceiros oficiais.

Para os que ainda não ouviram falar deste festival, o ÈCU foi criado pelo australiano Scott Hillier, produtor, realizador e director de fotografia que já trabalhou em projectos para a National Geographic e BBC, bem como sendo vencedor de um Óscar de melhor documentário de curta-metragem com “Twin Towers”. Hillier criou o festival de forma a celebrar o Cinema Independente e dar aos cineastas mais uma oportunidade para projectar os seus trabalhos para uma larga audiência, bem como a oportunidade para trocar ideias e opiniões não só com essa mesma audiência mas também com outros cineastas vindos de todas as partes do globo.

As sessões competitivas do Festival Europeu de Cinema Independente entregam 24 prémios divididos entre categorias como “Documentário”, “Filme Experimental”, “Comédia”, “Video Musical” ou “Animação”, entre outros. A parte mais importante a ter em conta, e o motivo pelo qual menciono agora este festival é que as candidaturas estão ainda abertas e os resultados finais com os filmes seleccionados serão divulgados no dia 18 de fevereiro, portanto existe ainda algum tempo para quem estiver interessado em concorrer com os seus filmes e receber alguma exposição na Media à escala global e audiências na casa das três mil pessoas. Fica aqui o link para todos os interessados (http://www.ecufilmfestival.com/en/submit-to-ecu-2015/ )

Para quem não tiver por agora um projecto, pode participar num dos vários Workshops a serem dados durante o festival, bem como em palestras, projecções e concertos. Por agora esta é a informação disponível. Com o passar das semanas voltaremos a dar novas noticias como os membros do Júri, temas dos Wokshops e nomes anunciados para as sessões de Perguntas e Respostas.