Sete membros do Cinema Sétima Arte classificaram os filmes estreados nas salas de cinema em Portugal e filmes estreado em plataformas de streaming em janeiro de 2023.
Dos 23 filmes apresentados na tabela apenas quatro não estrearam este mês, mas foram considerados pela equipa do Cinema Sétima Arte, pois continuam em exibição em sala: “Avatar: O Caminho da Água”, “Lobo e Cão”, “O Menu” e “Os Fabelmans”.
“Aftersun”, de Charlotte Wells, “Os Olhos de Allan Poe”, de Scott Cooper, e “Os Fabelmans”, de Steven Spielberg, foram os filmes mais vistos pelos membro do site. Destes três é o surpreendente e tocante drama “Aftersun”, a primeira longa-metragem da realizadora escocesa, que tem a melhor média de classificações (3,8). Já o “estranho e pálido olhar de Allan Poe”, filme disponível na Netflix, consegue apenas uma média de classificação de 1,9.
Das três produções portuguesas que constam na tabela é a sensível obra de Cláudia Varejão, sobre os sonhos e invisibilidades da comunidade LGBTQIA+ dos Açores, “Lobo e Cão”, que consegue as melhores classificações. No entanto, é preciso ter em conta que “A Noiva” e “Amadeo” foram vistos, até ao momento, apenas por uma pessoa.
Quer “Ruído Branco” (2,1 média da nota) e “O Menu” (2,3) conseguem ter notas desde as 3 estrelas até à 1 estrela. O filme sobra a vida e obra do icónico compositor italiano Ennio Morricone, “Ennio, o Maestro”, com uma média de nota de 3,7, foi incluído nesta tabela de estrelas por ter tido a sua ante-estreia em janeiro. A sua estreia comercial acontece a 2 de fevereiro.
Estas são as estrelas de janeiro de 2023.