Estranha escolha para filme de abertura do Festival de Veneza. Nada épico, nada profundo. “Evereste” não transmite ânimo nenhum.

Realizado por Baltasar Kormákur, com argumento de William Nicholson e Simon Beaufoy, este é um filme dramático baseado em acontecimentos reais que tiveram lugar no Evereste, em 1996. Um grupo de alpinistas que parte numa expedição ao Evereste foi apanhado por uma terrível tempestade que resultou em cinco mortos, sendo um deles o próprio guia, Rob.

Esta história verídica recorre à tecnologia 3D e ecrã IMAX para dramatizar e dar mais realismo a todo este drama, de luta entre o Homem e a Natureza. No entanto, este é mais um daqueles filmes em que o 3D pouco ou nada acrescenta à história. Mesmo a forma como é filmado (os enquadramentos) não dignificam ou realçam a majestosa montanha do Evereste. Sem o 3D funcionava na perfeição. Ou seja, mais uma vez o 3D é usado pura e simplesmente por questões de marketing, para aumentar a receita do filme nas salas de cinema.

Este filme de Hollywood reune um elenco bastante interessante (como Jason Clarke, Josh Brolin, John Hawkes, Robin Wright, Michael Kelly, Sam Worthington, Keira Knightley, Emily Watson, entre outros), no entanto são apenas nomes para atrair público. As personagens não são exploradas, não há intimidade. Chegamos ao final do filme sem realmente saber quem são aquelas pessoas.

“Evereste” vale pela história que é real e pela percepção que nos dá dos inúmeros riscos e obstáculos que são precisos superar, ainda que muito superficial, para chegar ao mais alto pico da Terra e um dos lugares mais perigosos do mundo. Este filme ajuda um pouco a entender os desafios e a coragem que é necessária para subir até ao pico do Evereste, enfrentando e respeitando sempre a natureza. Este é talvez o único interesse do filme, ou seja, os últimos 30 minutos. Mas é sem dúvida um filme catástrofe!

Realização: Baltasar Kormákur

Argumento: William Nicholson, Simon Beaufoy

Elenco: Jason Clarke, Josh Brolin, John Hawkes, Robin Wright, Michael Kelly, Sam Worthington, Keira Knightley, Emily Watson

EUA/2015 – Aventura/Drama

Sinopse: Inspirado nos incríveis acontecimentos envoltos na tentativa de atingir o cume de montanha mais alta do mundo, documenta a inspiradora jornada de duas expedições em que todos os limites foram desafiados por uma das mais violentas tempestades de neve que a humanidade assistiu. Enquanto as suas energias são postas à prova pelos elementos mais severos no planeta, os alpinistas vão enfrentar obstáculos quase impossíveis quando uma obsessão de vida se torna uma luta pela sobrevivência.

«Evereste» - Nada épico, nada profundo.
2.0Valor Total
Votação do Leitor 0 Votos