10   +   2   =  

Depois de ter realizado, «The Darjeeling Limited» (2007), «Um Peixe Fora de Água» (2004) e «Os Tenenbaums – Uma Comédia Genial» (2001), Wes Anderson cria «O Fantástico Sr. Raposo», uma longa-metragem de animação com um elenco de luxo. Uma animação em Stop Motion (do inglês significa, Imagem Parada; é uma técnica de animaçãofotograma a fotograma.), abdicando do 3D que está na moda. Não é a primeira vez que Anderson usa a técnica do Stop Motion. Já a tinha usado em pequenas sequências no filme «Um Peixe Fora de Água» (2004). O filme é uma adaptação da obra de Roald Dahl, escritor britânico famoso pelos livros «Charlie ea Fábrica de Chocolate» e «James e o Pêssego Gigante», ambos adaptados para o cinema.

A história é sobre uma raposa que rouba, galinhas, patos e perus, às quintas vizinhas e fábricas de agricultores, para alimentar a sua família. Quando o Sr. Raposo se muda com a sua família para uma nova casa, numa árvore, este encontra a oportunidade de roubar as três maiores fábricas da região. Mas para isso tem de enfrentar os terríveis agricultores – Boque, Bunco e Bino. Estes homens farão tudo para eliminar a raposa, de vez.

Uma animação para adultos e também para crianças, «O Fantástico Sr. Raposo» é, sem dúvida, das melhores animações em Stop Motion, alguma vez feita. A certa altura, o filme assume um ritmo frenético de perseguições, muito hilariante, graças a esta técnica. A Banda Sonora é original, composta por Alexandre Desplat e com algumas músicas dos The Beach Boys e Jarvis Cocker. É uma mistura de sons, Westerns, música Country, músicas dos anos 60 e música instrumental. A fotografia é bela, com tons amarelos, laranjas e castanhos.

O elenco é de luxo; Wes Anderson juntou George Clooney, Meryl Streep, Jason Schwartzman, Owen Wilson, Willem Dafoe, Michael Gambon e Bill Murray, com excelentes interpretações.

É com muita pena, que este filme não tenha estreado nas salas de Cinema em Portugal. A estreia estava marcada para 28 de Janeiro de 2010, mas foi cancelada, por não ter tido muito sucesso noutros países o que é de lamentar. De facto um filme destes merecia ser visto no grande ecrã, ao contrário de muitos outros filmes que passam, mas não deviam. Com tudo isto o filme saiu prejudicado, pois a generalidade dos espectadores não ouviu referências a ele.

Este filme esteve nomeado para 2 Óscares da Academia, de Melhor Banda Sonora e Melhor Filme de Animação, não tendo ganho nenhum prémio. Apesar de merecer os Óscares, a concorrência era muito forte, sendo que «Up – Altamente» era o favorito. A escolha foi complicada, ambos mereciam ganhar os dois Óscares, mas só um pode ganhar. «Up – Altamente» foi o vencedor dos dois Óscares. Esperemos contudo que Wes Anderson continue a fazer grandes filmes com o seu típico humor!

Realização: Wes Anderson

Argumento: Wes Anderson

Elenco: George Clooney, Meryl Streep, Jason Schwartzman, Owen Wilson, Willem Dafoe, Michael Gambon, Bill Murray

EUA/2009 – Animação

Sinopse: A história é sobre uma raposa que rouba, galinhas, patos e perus, às quintas vizinhas e fábricas de agricultores, para alimentar a sua família. Quando o Sr. Raposo se muda com a sua família para uma nova casa, numa árvore, este encontra a oportunidade de roubar as três maiores fábricas da região. Mas para isso tem de enfrentar os terríveis agricultores – Boque, Bunco e Bino. Estes homens farão tudo para eliminar a raposa, de vez.

«O Fantástico Sr. Raposo» - Uma Hilariante Animação em Stop Motion
4.0Valor Total
Votação do Leitor 0 Votos