Festival de Veneza 2022: Paul Schrader é homenageado com Leão de Ouro

O realizador  (The Card Counter, First Reformed, Cat People, American Gigolo) e argumentista (Raging Bull, Taxi Driver, Obsession, The Yakuza) Paul Schrader irá receber o Leão de Ouro pela realização vitalícia no 79º Festival Internacional de Cinema de Veneza (31 de agosto a 10 de setembro de 2022).

Paul Schrader, ao aceitar, declarou: “Estou profundamente honrado. Veneza é o Leão do meu coração.”

Sobre este prémio, o diretor Alberto Barbera afirmou: “Paul Schrader é uma figura-chave de New Hollywood que, a partir do final dos anos 1960, revolucionou a imaginação, a estética e a linguagem do cinema americano. Não é exagero afirmar que ele é um dos mais importantes cineastas americanos de sua geração, um realizador que é profundamente influenciado pelo cinema e cultura europeus, e um argumentista teimosamente independente que, no entanto, sabe como trabalhar em comissão e mover-se com confiança dentro do sistema de Hollywood. O estilo visual ousado que caracteriza todos os seus filmes o coloca entre os expoentes mais atualizados de um tipo de cinema que é inconciliável e investiga subtilmente a contemporaneidade. Schrader posiciona-se contra essa contemporaneidade não apenas com incansável curiosidade intelectual e compassiva, mas também com uma capacidade surpreendente de navegar na evolução tecnológica do cinema, bem como nos seus sistemas de produção e distribuição. Graças a essa ousadia (que poucos cineastas do seu calibre estão dispostos a tentar, na fase madura de suas carreiras), Schrader não só continua a trabalhar, mas nos últimos anos também nos deu alguns dos seus filmes mais bonitos.”

O Presidente da Bienal de Veneza Roberto Cicutto, acrescentou: “O 79º Festival Internacional de Cinema de Veneza da Biennale di Venezia traz consigo um aniversário muito importante. Era 1932 quando a primeira edição do mais antigo festival de cinema do mundo foi realizada no terraço do Hotel Excelsior. Este ano, o Festival de Veneza comemora seu 90º aniversário. Eventos na história roubaram onze deles se contarmos o número de edições que ocorreram. Mas este aniversário é mais um presente que o Festival de Cinema de Veneza oferece ao Leão de Ouro, Paul Schrader, o criador de filmes multifacetados.”

Skip to content