Festival Internacional de Cinema de Estocolmo 2015: Novidades

Festival Internacional de Cinema de Estocolmo 2015_1

O Festival Internacional de Cinema de Estocolmo aproxima-se e o Cinema 7ª Arte faz parte da festa.

Desde 1990 que na segunda quinzena de novembro, na capital sueca, é realizado um festival de cinema que tem ganho bastante respeito internacional. Desde a sua criação, o Cavalo de Bronze (prémio dado ao melhor filme do certame) foi entregue a filmes como “Reservoir Dogs”, “Dogtooth”, “Irréversible” e, na sua edição de 2014, a “Girlhood”.

Prémios de carreira têm também sido atribuídos e este ano a honra vai cair sobre Stephen Frears, um realizador com uma carreira longuíssima e rica em grandes obras como “High Fidelity”, “Philomena”, “Dangerous Liaisons” e “The Hit”, entre muitos outros.

Recentemente foi também revelado que o tema do festival para este ano será a Migração, bem como a lista de filmes que farão parte da sessão Spotlight, dedicada a esse mesmo tópico.

A Seccção Spotlight do Festival de Cinema de Estocolmo realça assuntos sociais actuais. A sua selecção apresenta um vasto numero de documentários e longas-metragens que se dedica a abordar os assuntos em debate sob uma nova perspectiva. Nos anos anteriores, o Spotlight foi dedicado a temas como a Esperança, Liberdade e Poder. “A crescente crise de refugiados é a razão por detrás da nossa decisão em focar-mo-nos no assunto da migração este ano. A selecção de filmes conta histórias de pessoas a fugir e a abandonar as suas casas pelas mais diversas razões”, diz Git Scheynius, director do Festival Internacional de Cinema de Estocolmo.

O Festival de Cinema de Estocolmo organiza um seminário livre com alguns dos realizadores dos filmes incluídos na secção Spotlight sobre a Migração. O programa completo dos filmes presentes no festival será revelada no próximo dia 20 de outubro.

O festival ocorre todos os anos em novembro com mais de 200 filmes de 60 países. A 26ª edição do Festival Internacional de Cinema de Estocolmo decorre de 11 a 22 de novembro.

Programa divulgado:

Adama, de Simon Rouby (2015), França. Estréia Nórdica.

He named me Malala, de Davis Guggenheim (2015), EUA – Estreia na Escandinávia

Invisible, de Lawrence Fajardo (2015), Filipinas, Japão – Estreia na Europa

Lampedusa in Winter, de Jakob Brossmann (2015), Italia, Austria – Estreia na Suécia

One Breath, de Christian Zübert (2015), Alemanha, Grécia – Estréia Nórdica

Out of My Hand, de Takeshi Fukunaga (2015), EUA, Libéria – Estreia na Suécia

The Waiting Room, de Igor Drljaca (2015), Canada – Estréia Nórdica

They Call Us Beggarsde Caroline Kernen, Tova Kurkiala Medbo (2015), Suécia, Roménia – Estreia Mundial

Fonte: Festival Internacional de Cinema de Estocolmo