Globos de Ouro 2021: Jane Fonda vai receber o Prémio Cecil B. DeMille

Jane-Fonda

A Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood (Hollywood Foreign Press Association) vai atribuir o Prémio Cecil B. DeMille à atriz Jane Fonda em reconhecimento do seu trabalho no cinema na 78.ª Cerimónia dos Globos de Ouro, que se realiza a 28 de fevereiro de 2021, no Beverly Hilton Hotel.

“A Hollywood Foreign Press Association tem muito orgulho em conceder o Prémio Cecil B. de Mille 2021 a Jane Fonda”, disse o presidente da HFPA, Ali Sar. “Por mais de cinco décadas, a amplitude do trabalho de Jane foi ancorada no seu ativismo implacável, usando a sua plataforma para abordar algumas das questões sociais mais importantes do nosso tempo. O seu talento inegável já lhe rendeu o mais alto nível de reconhecimento e, embora a sua vida profissional tenha mudado, o seu compromisso inabalável de provocar mudanças permaneceu. Temos a honra de celebrar as suas conquistas no Golden Globe Awards de 2021”.

Sete vezes vencedora do Globo de Ouro e 15 vezes nomeada, Jane Fonda, filha do lendário Henry Fonda, é atriz, produtora, documentarista e ativista. Jane iniciou a sua carreira no cinema em 1960, no filme “Garota apimentada”, ao lado de Anthony Perkins. Mais tarde tornou-se num sex symbol com os filmes “Mulher Felina” (1965) e “Barbarella” (1968).

Jane Fonda já trabalhou com grandes estrelas do cinema como Robert Redford, Marlon Brando, Gregory Peck, Jack Lemmon, Michael Douglas, Joseph Losey, George Cukor, Arthur Penn e Otto Preminger. Destacou-se em filmes como “Perseguição Impiedosa” (1966), “Histórias Extraordinárias” (1968), “O Pássaro Azul” (1976), “Uma Mulher Implacável” (1978), “O Sindroma da China” (1979), “A Manhã Seguinte” (1986) e “Nós, ao Anoitecer” (2017). Em 1981 fez “A Casa do Lago”, um filme realizado por Mark Rydell, onde trabalhou ao lado de Katharine Hepburn e do seu pai, Henry Fonda.

Venceu dois Óscares de Melhor Atriz pelos filmes “Klute” (1971), de Alan J. Pakula, e “O Regresso dos Heróis” (1978), de Hal Ashby.

Os nomeados para os Globos de Ouro 2021 são anunciados no dia 3 de fevereiro.