Gotham Awards 2023: “Vidas Passadas”, de Celine Song, vence o prémio de Melhor Filme e dá o arranque à temporada de prémios 2023/2024

"Vidas Passadas" (2023), de Celine Song
Teo Yoo e Greta Lee em "Vidas Passadas" (2023), de Celine Song

“Vidas Passadas” (“Past Lives”), da jovem realizadora sul-coreana-canadense Celine Song, venceu o prémio de Melhor Filme, o principal prémio da 33.ª edição dos Gotham Independent Film Awards, que premeiam produções realizadas fora dos grandes estúdios americanos, ou seja, o melhor do cinema independente.

Produzido pelo estúdio norte-americano A24, o drama co-produzido com a Coreia do Sul, conta a história de Nora e Hae Sung, dois amigos de infância profundamente ligados, que são separados quando a família de Nora emigra da Coreia do Sul. Duas décadas mais tarde, reencontram-se em Nova Iorque durante uma semana funesta enquanto lidam com noções de destino e amor e repensam as escolhas que fazem uma vida. Protagonizado por Greta Lee, Teo Yoo, John MagaroJojo T. Gibbs, “Vidas Passadas” tem estreia prevista nas salas de cinema de Portugal a 8 de fevereiro de 2024.

“Obrigado, Gotham, por este prémio. É uma grande honra. É realmente um grande significado para o mundo recebê-lo com a minha estreia ambientada na cidade de Nova Iorque, uma cidade onde moro e amo profundamente”, comentou a argumentistas e realizadora Celine Song durante a cerimónia dos Gotham Awards.

“Vidas Passadas” vence o primeiro grande prémio desta longa corrida aos Óscares 2024 e pode vir a ser um dos candidatos favorito ao Óscar de Melhor Filme, tal como foi “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” (2022), também do estúdio A24, que dominou a temporada de prémios 2022/2023 e que conquistou 7 estatuetas douradas.

“Anatomia de uma Queda”, da realizadora francesa Justine Triet, venceu o prémio de Melhor Filme Internacional e “Quatro Filhas”, da realizadora tunisiana Kaouther Ben Hania venceu o de Melhor Documentário. Este último estreia em Portugal pelas mãos da Nitrato Filmes a 4 de janeiro de 2024.

A temporada de prémios 2023/2024 está oficialmente aberta e decorrerá até à noite dos Óscares (10 de março de 2024).

Gotham Awards 2023: Vencedores

Melhor Filme
Past Lives

Melhor Documentário
Four Daughters

Melhor Filme Internacional
Anatomy of a Fall

Prémio Bingham Ray – Realizador Revelação
A.V. Rockwell, por A Thousand and One

Melhor Argumento
Justine Triet e Arthur Harari, por A Thousand and One

Melhor Interpretação
Lily Gladstone, em The Unknown Country

Melhor Interpretação Secundária
Charles Melton, em May December

Skip to content