A KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã está de volta para apresentar em Lisboa, Porto e Coimbra uma selecção de filmes recentes da Alemanha, Áustria, Luxemburgo e Suíça, alguns filmes são estreias absolutas em Portugal. A 12ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, organizada pelo Goethe-Institut Lisboa, começa no próximo dia 22 de janeiro e estende-se até ao dia 5 de fevereiro.
“Die Geliebten Schwestern” (“As Irmãs Amadas”) inaugura esta edição do festival no Cinema São Jorge, dia 22 de janeiro, às 21h. Este filme, realizado por Dominique Graf, leva-nos aos finais do século XVIII e narra a história de Charlotte e Caroline, duas irmãs da aristocracia da Turíngia, que juraram partilhar tudo – até a sua grande paixão pelo revolucionário poeta Friedrich Schiller. No dia da abertura da KINO já se saberá se esta proposta alemã foi efectivamente nomeada para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro 2014.
Da mostra principal fazem parte as mais recentes longas-metragens alemãs, muitas delas apresentadas no Festival Internacional de Berlim, como “Das Finsterne Tal”, que será apresentado em Lisboa pelo seu realizador, Andreas Prochaska, no dia 24 de janeiro, às 21h, no Cinema São Jorge, “Zwischen Welten”, de Feo Aladag, vencedor do Prémio Melhor Filme no Festival Internacional de São Paulo, em 2014 e “Über-Ich Und Du”, uma comédia psicanalítica de Benjamin Heisenberg. No total são doze longas-metragens que integram o Programa Principal.
Paralelamente à mostra principal, são vários os ciclos e programas temáticos que decorrerão este ano. No ciclo KINOdoc serão exibidos um conjunto de documentários recentes, a maioria dos quais apresentados no DOKLeipzig, estando entre estes Master of the Universe, recentemente premiado como Melhor Documentário Europeu 2014 neste festival. A cumprir um dos principais objetivos do KINO, que pretende dar a conhecer o que de novo se faz no cinema alemão, está programada a rúbrica Novas Tendências. Esta secção faz chegar ao público as curtas-metragens Next Generation e os filmes “Dicke Mädchen” e “Love Steaks”, que fazem parte do novo movimento German mumble-core, que reúne obras de jovens realizadores que fazem cinema de forma independente.
Para assinalar os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, será exibido um programa temático especial com algumas das produções mais conhecidas da DEFA, estúdio da antiga RDA, sobre o passado nacional-socialista. Este foi também o tema escolhido para a Mostra Escolas, onde a Segunda Guerra Mundial será abordada a partir da perspectiva de jovens protagonistas, que viveram as atrocidades do nacional-socialismo ou que se vêem hoje confrontados com a memória do Holocausto.
Pela primeira vez, o KINO apresenta a KINOzinha, um ciclo criado a pensar especialmente nos espetadores mais novos e que irá apresentar uma selecção de filmes de animação infantis exibidos no festival DOKLeipzig.
Consulte o programa completo aqui.
Lisboa – 22 a 30 de janeiro: Cinema São Jorge
Porto – 24 a 27 de janeiro: Fundação Serralves e Casa das Artes
Coimbra – 3 a 5 de fevereiro: Teatro Académico Gil Vicente