Já é conhecido o programa completo da 10ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival, que irá decorrer de 4 a 13 de novembro em Lisboa e no Estoril. Jim Jarmusch, Emir Kusturica, Benoit Jacquot, Teresa Villaverde, Jean-Pierre Léaud, Anna Karina, Willem Dafoe, Nicoletta Braschi, Marisa Paredes, Gabe Klinger, Cristian Mungiu, Alex Toss Perry, são apenas alguns nomes dos muitos convidados desta décima edição do LEFFEST, que irá comemorar o melhor do cinema mundial e reafirmar-se como festival de referência internacional, apostando na convergência e transversalidade das várias formas da Arte.
O filme de abertura será “Hacksaw Ridge” de Mel Gibson, a sua quinta longa-metragem que assina como realizador. Baseado na história verídica de Desmond Doss (Andrew Garfield) que, em Okinawa, na batalha mais sangrenta da 2ª Guerra Mundial, salvou 75 homens sem disparar ou transportar uma arma. A sessão de abertura decorre no dia 4 de novembro, às 21h30, no Cinema Medeia Monumental. Já a sessão de encerramento, acontece com a segunda obra de Tom Ford, “Nocturnal Animals”, no dia 13 de novembro, às 21h, no Centro Cultural de Belém. Este assombroso thriller romântico, íntimo e tenso, explora de forma chocante a arrebatadora e ténue fronteira entre amor e crueldade, vingança e redenção.
A secção competitiva conta com treze filmes que irá reunir alguns dos melhores filmes produzidos ou estreados em 2016, com destaque para “American Honey” de Andrea Arnold, “Elle” de Paul Verhoeven, “Harmonium” de Kôji Fukada e “Big Big World” de Reha Erdem. O júri da selecção oficial é composto por Jerzy Skolimowski (realizador), Marthe Keller (atriz), Pedro Cabrita Reis (artista plástico) e Valentina Lodovini (atriz).
A secção Fora de Competição, que reúne um olhar abrangente sobre a produção cinematográfica mundial, oferecendo ao público a possibilidade de conhecer em antestreia nacional os filmes mais esperados da próxima temporada, é composta por 19 obras, tais como: “Até Nunca” de Benoit Jacquot, “Nocturnal Animals” de Tom Ford, “Gimme Danger” de Jim Jarmusch, “Os Belos Dias de Aranjuez” de Wim Wenders, “The Salesman” de Asghar Farhadi e “The Unknown Girl” de Jean-Pierre & Luc Dardenne.
Quanto às homenagens e retrospectivas, o LEFFEST dedica parte da programação a descobrir e promover alguns dos protagonistas da Sétima Arte. Figuras que, pelo próprio contributo ao Cinema, merecem e justificam uma reflexão acerca da sua obra. Um dos grandes acontecimentos desta décima edição é a da homenagem ao incontornável autor Jean-Luc Godard, indiscutivelmente o cineasta vivo cujo pensamento e obra fílmica mais influências exerceram (e mais análise teórica e crítica suscitaram, sendo que o seu efeito incalculável se prolonga) sobre o cinema moderno e outros domínios artísticos, que está em destaque neste programa do LEFFEST. Godard, um dos mais importantes e influentes cineastas dos últimos 50 anos, será homenageado com uma retrospectiva completa da sua obra (cerca de uma centena de filmes) e com um simpósio internacional. As mais destacadas figuras do mundo cinematográfico, das artes, da literatura e da crítica internacional, partilharão entre si e com o público a influência que o mestre da Nouvelle Vague teve em cada um e nas gerações futuras.
Também o realizador polaco Jerzy Skolimowski, “convidado e vencedor do Prémio Melhor Filme da edição de há um ano (com o filme “11 Minutos”), pioneiro do novo cinema polaco e uma das vozes marcantes da nova vaga do cinema europeu, e que tem sido distinguido nos mais importantes festivais de cinema, regressa ao Festival para uma homenagem, com a exibição de uma retrospectiva integral da sua obra.”
“Nesta edição, a obra completa da portuguesa Teresa Villaverde, um dos nomes mais importantes do recente cinema português, será exibida em retrospectiva e contará com a presença da realizadora e de muitos dos actores que com ela têm trabalhado.”
Haverá também uma retrospectiva integral dedicada a Emir Kusturica, “autor de uma filmografia singular, marcada por um intenso realismo mágico, celebrativa da vida e do cinema, assombrada, desde os anos 1990, pela dissolução da ex-Jugoslávia e pela Guerra dos Balcãs.”; e ainda uma homenagem a Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, com uma selecção de quatro filmes, cuja matéria primordial é a Música, em particular a música de Bach e a de Schoenberg.
Destaque ainda para a exposição de CHEMA PRADO/SERIES que contempla as séries Infraganti e Color, fotografias de grande formato que podem ser vistas no Casino do Estoril. Estas séries incluem retratos espontâneos de grandes nomes do cinema como John Malkovich, Manoel de Oliveira, Robert De Niro, Antonio Banderas, Pedro Almodóvar, Stephen Frears, ou Jim Jarmusch. “Chema Prado é um dos nomes mais reconhecidos no panorama do cinema internacional, tendo estado quase 30 anos à frente da cinemateca espanhola. Encarregue de recuperar, restaurar, conservar e difundir o património cinematográfico espanhol, Prado acabou por conhecer e tornar-se extremamente influente entre várias personalidades da área como Chantal Akerman, Isabelle Huppert, Alain Robbe-Grillet, Marguerite Duras, Jim Jarmusch, Wes Anderson, Bernardo Bertolucci, Harun Farocki, Werner Herzog, Aki Kaurismaki, Abbas Kiarostami, John Malkovich, Manoel de Oliveira, Bob Rafelson, Arturo Ripstein, Ridley Scott e muitos outros.”.
O certame contará ainda com várias exposições, espectaculos, workshops, masterclasses e debates.
Selecção Oficial – Competição
American Honey, de Andrea Arnold
Bangkok Nites, de Katsuya Tomita
Big Big World, de Reha Erdem
Christine, de Antonio Campos
Dogs, de Bogdan Mirica
Elle, de Paul Verhoeven
Harmonium, de Kôji Fukada
Little Men, deIra Sachs
Nocturama, de Bertrand Bonello
Sand Storm, de Elite Zexer
The Future Perfect, de Nele Wohlatz
The Last Family, de Jan P. Matuszynski
The Last of Us, de Ala Eddine Slim
Selecção Oficial – Fora de Competição
A Longa Viagem para Casa, de Garth Davis
Animais Nocturnos, de Tom Ford
Até Nunca, de Benoit Jacquot
Certain Women, de Kelly Reichardt
Gimme Danger, de Jim Jarmusch
Graduation, de Cristian Mungiu
Hacksaw Ridge, de Mel Gibson
Hell or High Water, de David Mackenzie
On the Milky Road, de Emir Kusturica
One More Time with Felling, de Andrew Dominik
Os Belos Dias de Aranjuez, de Wim Wenders
Paterson, de Jim Jarmusch
Slack Bay, de Bruno Dumont
Staying Vertical, de Alain Guiraudie
The Salesman, de Asghar Farhadi
The Unknown Girl, de Jean-Pierre & Luc Dardenne
The Woman Who Left, de Lav Diaz
Uma História Americana, de Ewan McGregor
Uncle Howard, de Aaron Brookner