"Os Maias" (2014)_3

O filme “Os Maias” do cineasta João Botelho estreou nas salas de cinema a 11 de setembro e só no primeiro fim-de-semana foi visto em sala por quase 14 mil espectadores. Em quatro dias de exibição foram registados 13.915 espectadores, acumulando uma receita bruta de 69.715,05€, segundo dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Com estes resultados, “Os Maias”, passa a ser de o terceiro filme português mais visto do ano, substituindo “Eclipse Solar” (11.773 espectadores). Em primeiro lugar dos mais vistos nacionais está “Sei Lá” (61.730 espectadores) e em segundo lugar ocupa “Ruas Rivais” (33.990 espectadores).

A nova obra de Botelho vai certamente tornar-se num dos principais acontecimentos do cinema português deste ano, até porque o número de espectadores vai crescer ainda mais, com as salas de cinema e com o circuito de cine-teatros que o realizador vai fazer por todo o país, levar o filme a todo o público. Está também já confirmada a distribuição do filme no Brasil e a estreia da mini série na RTP será em 2015.

Esta é a primeira adaptação cinematográfica da obra homónima de Eça de Queirós, considerada uma das mais importantes da literatura portuguesa. O elenco é formado por 52 actores, entre os quais João Perry (Afonso de Maia),Graciano Dias (Carlos da Maia), a atriz brasileira Maria Flor (Maria Eduarda), Pedro Inês (João da Ega), Pedro Lacerda (Thomaz d’Alencar), Adriano Luz (Conde de Gouvarinho), Ana Moreira (Maria Eduarda Runa), Rui Morrison (Vilaça), Rita Blanco (D. Maria da Cunha) ou Catarina Wallenstein (Maria Monforte). A voz narrada de Eça de Queirós é a do barítono Jorge Vaz de Carvalho.