O estúdio Entertainment One divulgou o primeiro trailer do mais recente filme do realizador britânico Ken Loach, “I, Daniel Blake”, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2016.

O filme acompanha a personagem Daniel Blake (Dave Johns), um homem de meia-idade desempregado numa Inglaterra cada vez mais austera. Tentando sobreviver neste meio, Blake terá como principal obstáculo a  burocracia da Segurança Social.

“O sistema de proteção social está feito de forma cruelmente consciente. É incrível: dizem aos pobres que a pobreza é culpa deles, porque só depende deles arranjarem trabalho. As pessoas mais vulneráveis estão a ser arrasadas pelo sistema”, denunciou Ken Loach numa conferência de imprensa no início do Festival de Cannes. Durante o seu discurso da cerimónia de entrega dos prémios, Loach criticou o neo-liberalismo e defendeu que “outro mundo é possível, outro mundo é necessário”.

“I, Daniel Blake” estreia no Reino Unido a 21 de outubro, sendo que em Portugal será distribuído pela Midas Filmes, mas ainda sem data de estreia.