Foi divulgado o primeiro trailer do filme que retrata a guerra civil espanhola, “Gernika”, o segundo filme do realizador basco Koldo Serra (“O Bosque das Sombras”). O filme vai ser estreado no Festival de Cinema de Málaga a 26 de abril, ou seja, no dia do 79º aniversário do bombardeamento que mudou para sempre a história da Europa. O quadro ‘Guernica’, pintado por Pablo Picasso, é ainda hoje um dos melhores retratos do horrível ataque à cidade espanhola de Guernica, em 26 de abril de 1937, por aviões alemães, apoiado pelo ditador Francisco Franco.

O filme, escrito por Carlos Clavijo e Barney Cohen, baseia-se em factos reais do período da Guerra Civil Espanhola aquando as forças nazis bombardearam a cidade Basca de Gernika, para contar uma história de amor entre Teresa, editora de uma publicação republicana, e Henry, um jornalista americano que cobre a frente norte do conflito.

Constam no elenco nomes como María Valverde, Bárbara Goenaga,Ingrid García Jonsson, Irene Escolar, James D’arcy, Jack Davenport, Víctor Clavijo, Julián Villagrán, e Álex García.