"John From" (2015)_1

A produtora O Som e a Fúria revelou recentemente o trailer do novo filme de João Nicolau, “John From”, que teve a sua estreia mundial no passado dia 22 de Outubro, na Mostra Internacional de São Paulo, na secção internacional de Novos Realizadores.

Esta é a segunda longa-metragem do realizador, depois de se ter estreado neste formato com “A Espada e a Rosa” (2010). “John From” gira à volta de Rita, uma jovem de 15 anos que tem o verão à sua frente e um “ex-futuro” namorado, que faz tranças e tem festas onde as mostrar. “Assumidamente pudico e lúdico, este filme procura auscultar a lógica e as metamorfoses da paixão juvenil. Respeitando os seus códigos particulares, acompanhando-os, a exploração a que me propus quis-se sempre distante daquela que olha a atracção entre uma adolescente e alguém mais velho como uma disfunção psicológica ou um sintoma de doença social. Ao filme e à protagonista não restou por isso outro caminho senão o da constante transfiguração que nos aproxima daquilo que nessa paixão é mais verdadeiro: a beleza.”, descreve o realizador.

Escrito pelo realizador em conjunto com Mariana Ricardo, o elenco é composto por Júlia Palha, Clara Riedenstein, Filipe Vargas, Leonor Silveira e Adriano Luz.

Depois de São Paulo o filme segue para a competição do Cinemed – Festival Internacional de Cinema de Montpellier e em novembro será apresentado no Festival de Cinema de Sevilha e no Festival de Cinema Entrevues Belfort, em França. Em Portugal tem antestreia no dia 11 de dezembro na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, estando a estreia comercial prevista para 3 de março de 2016.