Baseado na peça de teatro homónima, do encenador e produtor Tiago Rodrigues, “Tristeza e Alegria na Vida das Girafas” é o novo filme do realizador Tiago Guedes (“A Herdade”, 2019), e conta com as interpretações de Maria Abreu, Tónan Quito, Miguel Borges, Miguel Guilherme, Romeu Runa, Gonçalo Waddington, entre outros atores.
Com banda sonora original de Manel Cruz, o filme conta a história de uma menina de 10 anos que atravessa a cidade de Lisboa em busca da única pessoa que pode ajudá-la: o primeiro ministro. A perceção da realidade social e política é desafiada, através da voz de uma criança que apresenta um trabalho escolar e empreende a tarefa enciclopédica de tentar explicar o mundo.
Desse estranho mundo chamado Lisboa fazem parte a crise económica, a aventura heroica de um urso de peluche com tendências suicidas chamado Judy Garland, o Discovery Channel, um pantera-negra, o dicionário escolar da editora Sampaio, o dramaturgo russo Anton Tchekhov e uma menina alta demais para a sua idade, a quem a mãe chamava girafa. Mergulhado nas trevas esperançosas do imaginário infantil, esta história revela medo pelo que as crianças pensam e raiva pelo que os adultos fazem.
Com antestreia na edição deste ano do IndieLisboa e tendo estreado internacionalmente em competição, no México, no Guadalajara International Film Festival, o filme vai estar em outubro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Produzido pela Take It Easy Film, “Tristeza e Alegria na Vida das Girafas” estreia nas salas de cinema nacionais a 21 de novembro.