O maior evento cinematográfico digital de sempre, o “We Are One: A Global Film Festival”, um festival de cinema digital de dez dias com 20 festivais parceiros, a ser transmitido gratuitamente para todo o mundo entre 29 de maio e 7 de junho, já anunciou o programa oficial de filmes a transmitir no YouTube.

Este evento está a ser produzido e organizado pela Tribeca Enterprises de Nova Iorque e vai contar com filmes de festivais como CannesTorontoBerlinSundanceVenezaKarlovy VaryTribeca, entre outros. O evento vai disponibilizar uma página para doações para a Organização Mundial da Saúde.

Entre filmes novos e clássicos, o We Are One vai transmitir 34 longas e 71 curtas-metragens, 3 webséries e 16 palestras e conversas, com David Cronenberg, Jackie Chan, Viggo Mortensen Jane Campion, Bong Joon Ho, Guillermo del Toro, Steven Soderbergh, Francis Ford Coppola e Song Kang-ho. Ao todo, serão 13 estreias mundiais, 31 estreias online e 5 estreias online internacionais. Vai haver ainda catorze programas de curtas de festivais como Annecy, Karlovy Vary, Sundance, New York, Sarajevo, Cannes e Tribeca.

Entre os selecionados há a curta-metragem portuguesa, “Occidente”, de Ana Vaz, integrada no programa de curtas do New York Film Festival. O filme é uma mistura de texturas entre 16 mm e vídeo HD, que retrata a história colonial do Brasil e de Portugal através de objetos, gestos e costumes contemporâneos.

Esta iniciativa surgiu devido ao encerramento das salas de cinema e ao cancelamento e adiamento dos festivais de cinema de todo o mundo por causa da pandemia da COVID-19.

Os 20 festivais que compõem o festival online são: Festival de Cinema de Animação Annecy, Festival Internacional de Cinema de BerlimBFI London Film Festival, Festival de Cinema de Cannes, Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, International Film Festival & Awards Macau (IFFAM), Festival de Cinema de Jerusalém, Festival de Cinema de Mumbai (MAMI), Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, Festival de Locarno, Festival Internacional de Cinema de Marraquexe, Festival de Nova Iorque, Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, Festival de Sarajevo, Festival de Sundance, Festival de Cinema de Sydney, Festival Internacional de Cinema de Tóquio, Festival Internacional de Cinema de Toronto, Festival de Cinema de Tribeca e Festival de Cinema de Veneza.

Ver programa completo aqui.