Arranca hoje a 38ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto, no Teatro Rivoli, até dia 4 de março, onde serão apresentados cerca de 112 filmes inéditos, provenientes de mais de 60 países.

A cerimónia de abertura da 38ª edição do Fantas acontece hoje, no Grande Auditório, pelas 21h15, com “O Segredo de Marrowbone”, a primeira longa-metragem do espanhol Sergio G. Sanchez. Um jovem e os seus três irmãos são acossados por uma presença sinistra no amplo palacete onde vivem. Filme nomeado para os Goyas, selecção dos Festivais de San Sebastian e Toronto, e vindo de uma equipa de peso. O thriller estreia a 1 de março nas salas de cinema nacionais.

Este ano o Fantas realiza outra sessão de abertura para a secção competitiva, a 23 de fevereiro com uma mega-produção russa, “Anna Karenina: Vronsky’s Story” do consagrado (e já homenageado pelo Fantas) realizador Karen Shaknazarov. Este filme vai além do romance de Tolstoi e enquadra o abandono de Anna pelo oficial no contexto histórico da Rússia da altura. A sessão de encerramento, a 4 de março, fica ao cargo de “Le Fidèle”, de Michael R. Roskam (filme representante Bélgica aos Óscares).

A secção competitiva da Secção Oficial de Cinema Fantástico vai contar com 16 longas-metragens e 15 curtas-metragens. Na 28ª Secção Oficial Semana dos Realizadores competem 10 longas-metragens e na 18ª Secção Oficial Orient Express competem 8 obras.

Consultar programa completo aqui.