A 26.ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português vai adaptar-se às novas contingências impostas pela pandemia e já anunciou datas. Num misto de registo presencial e digital, o festival vai promover as suas atividades entre os dias 9 e 28 de novembro, em Coimbra.

“Não podemos apresentar outros caminhos para a próxima edição do festival que não promovam o contacto estreito, mas seguro, do público com os criadores, nem tão pouco critérios de admissão que não compreendam as novas dinâmicas de distribuição do cinema e audiovisual. A pandemia veio impor as potencialidades digitais sob os nossos hábitos sociais, remediando-os, sem contudo conseguir substituir a aura das experiências in loco. Num ano atípico, tentamos olhar tanto aos direitos dos espectadores como às oportunidades e contingências que assolam os produtores e criadores.”

Ao longo do mês de novembro o festival vai decorrer por fases: as secções competitivas vão decorrer entre 13 e 17 de novembro; a secção paralela Mundiais vai decorrer de 14 a 18 de novembro; a secção paralela Reposições de 18 a 27 de novembro; a 21 de Novembro realiza-se a cerimónia de abertura; e a entrega de prémios acontece a 28 de Novembro.

As sessões de cinema decorrerão no Teatro Académico de Gil Vicente, Mini-Auditório Salgado Zenha e outras salas de Cinema da cidade de Coimbra.

Está aberta uma nova chamada de filmes até 15 de setembro. “São agora permitidos todos os filmes concluídos desde 31 de Julho de 2019, mesmo tendo sido exibidos em televisão, VoD, streaming ou publicados online.”

Fonte: Caminhos