Comédia franco-portuguesa, “A Gaiola Dourada”, chega aos cinemas portugueses em agosto

"A Gaiola Dourada" (2013)_1

A comédia franco-portuguesa “A Gaiola Dourada”, realizada pelo luso-francês Ruben Alves, tem estreia prevista nos cinemas portugueses a 15 de agosto de 2013. Estreou em abril deste ano em França e em poucas semanas foi um sucesso tanto de bilheteira, com mais de 500 mil espectadores, como de crítica. O filme, que explora os clichés da emigração portuguesa em França e conta a vida de uma porteira parisiense (Rita Blanco) e de um pedreiro (Joaquim de Almeida), tem sido muito apreciado pelos franceses, mas em especial pela comunidade portuguesa que lá reside.

 

Maria e José Ribeiro vivem há 30 anos num pequeno rés-do-chão de um belo edifício em Paris. A opinião no bairro sobre este casal de imigrantes portugueses é unanime: Maria é uma excelente porteira e José um ótimo capataz. O casal é tão apreciado e está tão bem integrado que se tornaram indispensáveis à vida quotidiana de todos em seu redor. Quando vêm reunidas as condições para concretizarem o seu sonho de regressar a Portugal, ninguém quer deixar os Ribeiro partir. Será a sua família, os seus vizinhos e os seus patrões capazes de os convencer a ficar? E será que depois de todos os esforços, Maria e José vão realmente abandonar a sua preciosa gaiola dourada?

 

O elenco é composto por portugueses e franceses: Rita Blanco, Joaquim de Almeida, Roland Giraud, Chantal Lauby, Maria Vieira, Jean-Pierre Martins, Barbara Cabrita, Lannick Gautry. Em França o filme é já um sucesso, tendo sido apelidado de “a comédia do ano” e segundo a crítica francesa este filme é “humano, sensível, irónico e sem pretensão”. Falta saber se cá o público português vai apreciar também esta comédia franco-portuguesa.

 

"A Gaiola Dourada" (2013) - poster 1