Ice Merchants (2022) © Agência da Curta Metragem

“Ice Merchants”, de João Gonzalez, terá a sua estreia mundial no Festival de Cannes

Last updated:

Depois dos premiados “Nestor” e “The Voyager”, “Ice Merchants” é o terceiro filme de João Gonzalez e o primeiro como realizador profissional, contando com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual. Para além de realizador, diretor de arte e animador (tendo contado com a colaboração da animadora polaca Ala Nunu neste filme), João Gonzalez foi também instrumentista e compositor da banda sonora, que contou com a participação de Nuno Lobo na orquestração e de um grupo de músicos da ESMAE. A sonoplastia é de Ed Trousseau, com gravação e mistura de Ricardo Real e Joana Rodrigues. Uma equipa portuguesa, polaca, francesa e inglesa trabalhou na coloração da animação do filme. À semelhança de Nestor, que passou pelo Cinemax da RTP2, a sonoplastia adquire enorme relevo nas animações do realizador português.

Ice Merchants (2022)
© Agência da Curta Metragem

Co-produção portuguesa, inglesa e francesa, o filme foi produzido por Bruno Caetano na Cola – Coletivo Audiovisual, em co-produção com Michaël Proença da Wild Stream, em França, e com a Royal College of Art no Reino Unido. Tem distribuição da Agência da Curta-Metragem.

“Ice Merchants”, está selecionado para a Semaine de La Critique, secção do Festival de Cannes 2022 que completa este ano a sua 61ª edição. “Ice Merchants” é uma das dez curtas-metragens em competição na secção do festival francês, sendo o primeiro filme português de animação a integrar a seleção.

Sinopse: Um homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.

 

Skip to content