Já se conhece o programa completo da 16.ª edição do IndieLisboa Festival Internacional de Cinema, a decorrer entre 2 e 12 de maio, que conta com mais de duas centenas e meia de filmes. “Uma programação diversa que, este ano, olha de forma transversal a cinematografia brasileira, fazendo-a um dos destaques na secção Herói Independente, dedica um ciclo retrospectivo à grande musa do cinema francês, Anna Karina, destaca, entre outros, o trabalho singular da dupla Caroline Poggi e Jonathan Vinel na secção Silvestre, ou compila a mais interessante produção recente nas competições principais e IndieJúnior. Uma programação que promove o diálogo entre diferentes gerações e geografias do cinema, que se liga às urgências políticas, sociais e estéticas do globo e que se quer de descoberta e festa.”
A competição nacional, que engloba o melhor da produção nacional, é composta por 17 curtas-metragens e 6 longas-metragens, dos quais destacamos filmes como: “Campo”, de Tiago Hespanha, “Mar”, de Margarida Gil, “Alva”, de Ico Costa, “Past Perfect”, de Jorge Jácome, “Filomena”, de Pedro Cabeleira, “Fordlândia Malaise”, de Susana de Sousa Dias, e “O Mar Enrola na Areia”, de Catarina Mourão, entre outros.
A produção nacional recente marca presença também nas sessões especiais, com a estreia nacional de “Hotel Império”, de Ivo Ferreira, que trará também ao festival a antesestreia da série “Sul, Understory”, de Margarida Cardoso, “Donzela Guerreira”, de Marta Pessoa, e “Um Ramadão em Lisboa”, de Catarina Alves Costa, Amaya Sumpsi e Carlos Lima.
A secção Silvestre, que mostra obras de jovens cineastas e de autores consagrados, vai estrear filmes como “Peterloo”, o novo épico de Mike Leigh, “3 Faces”, de Jafar Panahi, “A Rosa Azul de Novalis”, de Gustavo Vinagre, e “I Was at Home, But”, de Angela Schanelec.
Anna Karina marca presença em Lisboa em Maio para acompanhar a retrospectiva co-organizada pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e pelo IndieLisboa, que a elege como um dos Heróis Independentes da sua edição de 2019. Relevando a sua filmografia no contexto da Nouvelle Vague francesa e para lá dela, a retrospetiva decorrerá integralmente na Cinemateca entre os dias 2 e 11 de maio, com a presença da atriz, que vem apresentar alguns dos seus filmes e para um encontro especial com o público.
A 16.ª edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema acontece no Cinema São Jorge, Culturgest, Cinema Ideal e na Cinemateca Portuguesa.
Competição Internacional
Longas-Metragens
Bait, de Mark Jenkin, Reino Unido, fic., 2018, 87’
De los nombres de las cabras, de Silvia Navarro, Miguel G. Morales, Espanha, doc., 2019, 62’
De nuevo otra vez/Again Once Again, de Romina Paula, Argentina, fic., 2019, 84’
Jessica Forever, de Caroline Poggi, Jonathan Vinel, França, fic., 2018, 97’
Lost Holiday, de Thomas Matthews, Michael Kerry Matthews, EUA, fic., 2019, 75’
Ne travaille pas (1968 – 2018)/Don’t Work (1968-2018), de César Vayssié, França, doc., 2018, 88’
Present.Perfect., de Shengze Zhu, EUA/Hong Kong, doc., 2019, 124’
Să nu ucizi/Thou Shalt Not Kill, de Gabi Virginia Șarga, Cătălin Rotaru, Roménia, fic., 2018, 120’
So Pretty, de Jessie Jeffrey Dunn Rovinelli, EUA, França, fic., 2019, 83’
Temporada/Long Way Home, de André Novais Oliveira, Brasil, fic., 2018, 113’
Curtas-Metragens
A Million Years, de Danech San, Camboja, fic., 2018, 21’
Acid Rain, de Tomek Popakul, Polónia, anim., 2019, 26’
La bala de Sandoval/Sandoval’s Bullet, de Jean-Jacques Martinod, Equador, doc./exp., 2018, 18’
The Curse of the Phantom Tympanum†, de Graeme Cole, Reino Unido/França, fic., 2018, 28’
De longs discours dans vos cheveux/Words in Your Hairs, de Alexandre Steiger, França, fic., 2018, 13’
D’un château l’autre/Castle to Castle, de Emmanuel Marre, Bélgica/França, doc., 2018, 41’
Dürrenwaid 8/Duerrenwaid 8, de Ines Christine Geißer, Kirsten Carina Geißer, Alemanha, anim./doc./exp., 2018, 7’
Fest, de Nikita Diakur, Alemanha, anim./exp., 2018, 3’
The Flood Is Coming, de Gabriel Böhmer, Reino Unido, anim./exp., 2018, 9’
Foyers/Hearths, de Paul Heintz, França, doc., 2018, 18’
The Girl With Two Heads, de Betzabé Garcia, Reino Unido, exp., 2018, 13’
Gli Anni/The Years, de Sara Fgaier, Itália/França, fic., 2018, 21’
Guaxuma, de Nara Normande, França/Brasil, anim., 2018, 14’
Huile sur vent/Oil on Wind, de Alejandro Perez, Suíça/Espanha, doc., 2018, 20’
I Got My Things And Left, de Philbert Aimé Mbabazi Sharangabo, Suíça/Ruanda, fic., 2018, 22’
Les idées s’améliorent/The Plagiarist, de Léo Richard, França, fic., 2018, 22’
Je sors acheter des cigarettes/I’m Going Out for Cigarettes, de Osman Cerfon, França, anim., 2018, 14’
Life After Love, de Zachary Epcar, EUA, exp., 2018, 8’
Lunar-Orbit Rendezvous, de Mélanie Charbonneau, Canadá, fic., 2018, 15’
Octane, de Jeron Braxton, EUA, anim., 2018, 6’
Operation Jane Walk, de Leonhard Müllner, Robin Klengel, Áustria, exp., 2018, 16’
Past Perfect, de Jorge Jácome, Portugal, fic., 2019, 23’
Les petites vacances/A Little Break, de Louise Groult, França, fic., 2018, 25’
Princesa Morta do Jacuí/Dead Princess of Jacui, de Marcela Ilha Bordin, Brasil, fic., 2018, 17’
The Sasha, de María Molina Peiró, Holanda, exp./doc., 2019, 20’
Suc de síndria/Watermelon , de JuiceIrene Moray, Espanha, fic., 2019, 22’
Swatted, de Ismaël Joffroy Chandoutis, França, doc., 2018, 21’
Take me Please, de Olivér Hegyi, Hungria, anim., 2018, 14’
Tombent les heures, de Blanca Camell Galí, França, fic., 2018, 26’
Tonnerre sur mer/Thunder from the Sea, de Yotam Ben-David, França, fic., 2018, 45’
Turbine, de Alex Boya, Canadá, anim., 2018, 9’
Walled Unwalled, de Lawrence Abu Hamdan, Alemanha, doc./exp., 2018, 21’
Competição Nacional
Longas-Metragens
Alva, de Ico Costa, Portugal/França/Argentina, fic., 2019, 98’
Campo, de Tiago Hespanha, Portugal, doc., 2019, 100’
Mar, de Margarida Gil, Portugal, fic., 2018, 103’
A Minha Avó Trelototó, de Catarina Ruivo, Portugal, fic./doc., 2018, 178’
Tragam-me a Cabeça de Carmen M., de Felipe Bragança, Catarina Wallenstein, Brasil/Portugal, fic., 2019, 60’
Tristeza e Alegria na Vida das Girafas, de Tiago Guedes, Portugal, fic., 2019, 109’
Curtas-Metragens
A Casa, a Verdadeira e a Seguinte, Ainda Está por Fazer, de Sílvia das Fadas, EUA/Áustria/Portugal, 2018, 35’
Arriaga, de Welket Bungué, Portugal, fic., 2019, 24
Bela Mandil, de Helena Estrela Vasconcelos, Portugal, fic., 2018, 16’
Em Caso de Fogo, de Tomás Marques, Portugal, fic., 2019, 23’
Espectros da Terra, de Clara Pais, Daniel Fawcett, Portugal/ Reino Unido, exp./fic., 2018, 4’
Estudos de Muybridge e Etc…, de Júlio F. R. Costa, Portugal, anim./exp. 2018, 5’
Filomena, de Pedro Cabeleira, Portugal, fic., 2019, 15’
Fordlândia Malaise, de Susana de Sousa Dias, Portugal, doc., 2019, 35’
Grbavica, de Manel Raga, Portugal/Espanha/Bósnia- Herzegovina, fic./doc., 2018, 20’
Heatstroke (Insolação), de Edgar Morais, Portugal/EUA, fic./exp., 2019, 8’
The Hood, de Patricia Vidal Delgado, Portugal/EUA, fic., 2018, 10’
Os Inúteis, de Rui Esperança, Portugal, fic., 2019, 21’
Invisível Herói, de Cristèle Alves Meira, Portugal/França, fic., 2019, 26’
O Mar Enrola na Areia, de Catarina Mourão, Portugal, exp., 2019, 16’
Memória e Dicionário, de Paulo Lima, Portugal, doc., 2019, 50’
Past Perfect, de Jorge Jácome, Portugal, fic., 2019, 23’
Poder Fantasma, de Afonso Mota, Portugal, fic., 2019, 23’
Silvestre
Longas-metragens
3 Faces, de Jafar Panahi, Irão
Alice T., de Radu Muntean, Roménia/França/Suécia
Amanda, de Mikhaël Hers, França
Burning, de Lee Chang Dong, Coreia do Sul
Entre dos aguas, de Isaki Lacuesta, Espanha/Suíça/Roménia
The Grand Bizarre, de Jodie Mack, EUA
I Was at Home, But, de Angela Schanelec, Alemanha/Sérvia
Treasure Island, de Guillaume Brac, França
“I Do Not Care If We Go Down in History as Barbarians”, de Radu Jude, Roménia/República Checa/França/ Bulgária/Alemanha
Os Jovens Baumann, de Bruna Carvalho Almeida, Brasil
M., de Yolande Zauberman, França
Peterloo, de Mike Leigh, Reino Unido
Querência, de Helvécio Marins Jr., Brasil/Alemanha
A Rosa Azul de Novalis, de Gustavo Vinagre, Rodrigo Carneiro, Brasil
Seus Ossos e Seus Olhos, de Caetano Gotardo, Brasil
Sophia Antipolis, de Virgil Vernier, França
Too Late to Die Young, de Dominga Sotomayor, Chile/Brasil/Argentina/Holanda/Catar
Sessões Espciais
Foco Macau – 20 anos depois
Cat Security, de Lou Ka Choi, Macau, anim., 2018, 4’
The Cricket Dynasty, de Chang Seng Pong, Macao, doc., 2018, 45’
G.D.P.: Grandmas’ Dangerous Project, de Peeko Wong, Macau, fic., 2018, 21’
Hotel Império/Empire Hotel, de Ivo M. Ferreira, Portugal/Macau, fic., 2018, 82’
Rabbit Meets Crocodile, de Sam Kin Hang, Macau, anim., 2018, 4’
Sheep, de Mak Kit Wai, Macau, fic., 2018, 15’
Fonte: IndieLisboa