Nesta sexta-feira, 16, os críticos da Las Vegas Film Critics Society anunciaram os vencedores de sua premiação anual.
Sem surpresa, o grupo de críticos da cidade mais populosa e mais densamente povoada do estado americano de Nevada, elegeu o longa de comédia/ação ‘Tudo Em Todo O Lado Ao Mesmo Tempo‘, da dupla de realizadores Dan Kwan e Daniel Scheiner (‘Os Daniel’s) como o melhor filme de 2022.
A produção liderava o páreo com onze nomeações, das quais garantiram seis prémios: melhor realização, atriz (Michelle Yeoh), ator secundário (Ke Huy Quan), argumento original e montagem, respectivamente.
Dia após dia, Yeoh e Huy Quan seguem conquistando as associações de críticos. A soma de nomeações de ambos é excepcional e deve ser observada. No quesito nomeação, ficam atrás apenas de Cate Blanchett, pelo drama “Tár”, do realizador estadunidense Todd Field (“Pecados Íntimos”) e Brendan Gleeson, da tragicomédia “The Banshees Of Inisherin”, do britânico Martin McDonagh – célere por ter realizado os elogiados “In Bruges”, “O Guarda” e o nomeado aos Óscares “Três Cartazes à Beira da Estrada”.
Por seu retorno retumbante no drama psicológico “The Whale”, do mítico Darren Aronofsky (‘Cisne Negro’, ‘Noé’ e ‘Mãe’), Brendan Fraser foi laureado com o prémio de melhor ator. Isso mesmo, para nossa felicidade, Fraser, está de volta. Embora desta vez ele tenha trocado os filmes de ritmo acelerado, comédias românticas, filmes para família e besteiróis por um enredo mais soturno e dramático.
Na categoria melhor atriz secundária, por sua participação em Glass Onion: A Knives Out Mystery, de Rian Johnson, Janelle Monáe garantiu sua 4ª. vitória na temporada. Monáe que concorria com Jessie Buckley (“Women Talking”), Hong Chau (“The Whale”), Kerry Condon (“The Banshees of Inisherin”) e Jamie Lee Curtis (“Everything Everywhere All at Once’’), já conquistou os críticos do National Board of Review, da Las Vegas Film Critics Society Awards, e da Atlanta Film Critics Circle.
No mais, por “Aftersun” Charlotte Wells levou mais um prémio de melhor realizador (a) revelação. Recentemente, a escocesa conquistou o mesmo prémio no Chicago Film Critics Awards 2022.
Em um debut elogioso, Wells já coleciona um número invejável de prémios: ganhou o prémio de melhor realização de estreia no New York Film Critics Online 2022. No mesmo dia, a escocesa também levou o prémio de melhor realizador (a) estreante da Boston Society of Film Critics 2022, venceu o British Independent Film Awards 2022 de melhor filme britânico independente, o Gotham de realizador (a)-revelação e o Prémio National Board of Review 2022 de melhor estreia na realização. Em solo brasileiro, na última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, seu longa levou o Troféu Bandeira Paulista.
Confira os vencedores:
Melhor Filme: Everything Everywhere All at Once
Melhor Realizador: Daniel Kwan & Daniel Scheinert – Everything Everywhere All at Once
Melhor Ator: Brendan Fraser – The Whale
Melhor Atriz: Michelle Yeoh – Everything Everywhere All at Once
Melhor Ator Secundário: Ke Huy Quan – Everything Everywhere All at Once
Melhor Atriz Secundária: Janelle Monáe – Glass Onion: A Knives Out Mystery
Melhor Argumento Original: Everything Everywhere All at Once
Melhor Argumento Adaptado: Bones and All
Melhor Fotografia: Top Gun: Maverick
Melhor Montagem: Everything Everywhere All at Once
Melhor Banda Sonora: Guillermo del Toro’s Pinocchio
Melhor Canção Original: “Vegas” – Elvis
Melhor Documentário: Bad Axe
Melhor Animação: Guillermo del Toro’s Pinocchio
Melhor Filme Estrangeiro: All Quiet on the Western Front
Melhor Guarda-roupa: Elvis
Melhor Direção de Arte: Babylon
Melhores Efeitos Visuais: Avatar: The Way of Water
Melhor Elenco: Glass Onion: A Knives Out Mystery
Melhor Realizador Revelação: Charlotte Wells – Aftersun
Melhor Ator Jovem: Gabriel LaBelle – The Fabelmans
Melhor Atriz Jovem: Frankie Corio -Aftersun
Prêmio William Holden Lifetime Achievement: Jamie Lee Curtis