Skip to content

“No Other Land”, documentário sobre o conflito israelo-palestiniano, estreia em Lisboa e no Porto

A estreia comercial em sala resulta de uma colaboração entre a plataforma streaming Filmin, onde é possível ver desde dezembro de 2024, com o Cinema Ideal e o Cinema Trindade.
"No Other Land" (2024), de Basel Adra, Rachel Szor, Yuval Abraham e Hamdan Ballal "No Other Land" (2024), de Basel Adra, Rachel Szor, Yuval Abraham e Hamdan Ballal
"No Other Land" (2024), de Basel Adra, Rachel Szor, Yuval Abraham e Hamdan Ballal

“No Other Land”, o documentário mais premiado do ano e o favorito na corrida ao Óscar na categoria de Melhor Documentário será exibido a partir do 20 de fevereiro no Cinema Ideal, em Lisboa e no dia 27 de fevereiro no Cinema Trindade, no Porto.

Realizado pelos israelitas Yuval AbrahamRachel Szor e pelos palestinianos Basel Adra e Hamdan Ballal, este documentário mostra a perspetiva de um povo que resiste e sobrevive há décadas, sob a ocupação israelita da Cisjordânia.

Estreado mundialmente no ano passado no Festival de Cinema de Berlim, onde venceu o Prémio de Melhor Documentário, tem conquistado inúmeros prémios internacionais, como no European Film Awards. Em Portugal, o filme foi exibido no IndieLisboa, onde venceu o Prémio do Público, assim como no Desobedoc Porto e no MICAR — Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista. O filme encontra-se disponível, em exclusivo, na plataforma streaming Filmin.

banner horizontal 2025 4 1
Publicidade

Com mais de duas mil horas de gravações de imagens, o coletivo de ativistas e cineastas passaram cinco anos a filmar a destruição das aldeias de Masafer Yatta, no extremo sul da Cisjordânia, às mãos dos soldados israelitas.

O israelita Abraham quis mostrar “a diferença abismal entre a existência deles e a minha. Ambos vivemos sob o controlo do Estado israelita, mas com dois sistemas legislativos diferentes. Mostramos o que é viver em condições de apartheid. Os soldados podem entrar na casa de Basel e prendê-lo sempre que quiserem. Eu posso votar, o Basel não. Eu posso ir ao aeroporto, mas Basel, tal como milhões de palestinianos, não pode. No filme perguntamos se a co-resistência é possível.”

O palestiniano Basel espera que o filme “funcione como um pedido de ajuda (…), sobre a necessidade de acabar com a ocupação e encontrar um novo quadro político de igualdade e liberdade. Esta é a única solução.”

“No Other Land” ocupou o terceiro lugar da lista dos melhores filmes de 2024 para a equipa do Cinema Sétima Arte.