As comemorações do centenário de Charlot – O Vagabundo (1914-2014) continuam no Cinema 7ª Arte, e conforme tínhamos prometido vamos lançar uma nova rubrica intitulada de “Charlot & Eu”. Esta rubrica passa essencialmente por convidar pessoas que estejam ligadas de forma direta ou indiretamente ao cinema, no fundo, cinéfilos que tenham Charlot como uma das suas referências cinematográficas. Pretende-se que cada convidado conte a sua experiência pessoal com o cinema de Charlot, ou seja, a importância que este teve para a sua vida e o contacto com o cinema. Entre os convidados que aceitaram colaborar nesta simples homenagem, encontram-se bloggers, professores universitários, cinéfilos, entre outros.
Assim, para lembrar a memória e o génio de Charlot, achamos que esta é uma boa forma de celebrar os “100 Anos de Charlot”. A rubrica será semanal, sendo que todas as terças-feiras teremos um convidado novo. No dia 4 de março a rubrica arranca.
“Uma pequena silhueta patética e mal vestida, um chapéu de coco amolgado, umas calças largas, um botão de bigode, uns sapatos enormes e uma bengala pretensiosa”. Falo de Charlot, o vagabundo, uma complexa personagem que é parte patife, parte figura patética, parte herói, parte romântico, parte crítico social, parte cavalheiro, parte poeta, parte sonhador. Este, é o meu Charlot!