Os leitores elegeram “Grand Budapest Hotel” como o Melhor Filme do Ano de 2014, da 6ª edição dos Prémios Cinema 7ª Arte. A comédia de época de Wes Anderson, que satiriza uma classe chique que habitava os luxuosos e majestosos hotéis da Europa, foi o filme mais votado, com 18 votos (19.15%), sempre a lutar pelo primeiro lugar com os filmes “12 Anos Escravo” (15 votos) e “O Lobo de Wall Street” (14 votos). Dos vinte filmes nomeados para esta categoria, cinco não receberam nenhum voto por parte dos leitores.
Na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, venceu o filme mais aclamado da Europa de 2014, “Ida” do polaco Pawel Pawlikowski, com 18 votos (32.14%). Em segundo lugar ficou a mais recente obra de Jim Jarmusch, “Só os Amantes Sobrevivem”, tendo registado 16 votos.
Por fim, na categoria de Melhor Filme Português, confirma-se que o filme português mais visto de 2014 é o preferido dos leitores, “Os Maias” de João Botelho, tendo registado 36 votos (57.14%). A obra prima de Pedro Costa, “Cavalo Dinheiro” ficou em segundo lugar com 19 votos. “Cavalo Dinheiro” ainda conseguiu obter 4 votos para a categoria Melhor Filme do Ano, um a mais do que “Os Maias”.
Assim, o Cinema 7ª Arte tem o prazer de atribuir ao filme “Grand Budapest Hotel” (EUA, 2014) o Prémio de Melhor Filme do Ano, juntando-se ao quadro de vencedores das edições anteriores, “Quem Quer Ser Bilionário” (Reino Unido, 2009), “A Rede Social” (EUA, 2010), “Cisne Negro” (EUA, 2011), “Amigos Improváveis” (França, 2012) e “Django Libertado” (EUA, 2013).
O número de votos registado nesta iniciativa é idêntico ao das anteriores edições, ou seja, consideramos baixo, mesmo com o número de visitas a subir de ano para ano. Relembramos que o objectivo desta simples iniciativa é “destacar e premiar os melhores filmes nacionais e internacionais que estrearam em Portugal durante o ano corrente”, criando assim um espaço de interacção com os nossos leitores, que podem partilhar a sua opinião. Para o ano a iniciativa volta. Até lá, vejam cinema!
Tabelas dos resultados