A Academia Portuguesa de Cinema divulgou a nova data para a cerimónia anual dos Prémios Sophia, que se realizará a 17 de setembro, no Casino Estoril.

A 11 de março, a Academia tinha anunciado o adiamento da cerimónia de entrega dos Prémios Sophia 2020, agendada para 22 de março, devido à pandemia da COVID-19.

Deste modo, a Academia confirma que a 8.ª edição dos Prémios Sophia se vai realizar com as devidas medidas de segurança, de acordo com as orientações da Direção Geral da Saúde. A cerimónia será transmitida na RTP2, embora com uma lista de presenças restrita, com vista a garantir a segurança de todos os participantes.

Entre os filmes mais nomeados encontra-se “Variações”, de João Maia, que lidera com 17 nomeações, que inclui Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Original, Melhor Ator, Melhor Ator Secundário, Melhor Atriz Secundária e Melhor Fotografia, entre outras categorias. Segue-se “A Herdade”, de Tiago Guedes, com 15 nomeações, “Diamantino”, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, com 7 nomeações, “Vitalina Varela”, de Pedro Costa, com 6 nomeações e “Snu”, de Patrícia Sequeira, com 5 nomeações.

Ver lista completa dos nomeados aqui.