Foi finalmente divulgado, na internet, o primeiro trailer de “Night Train to Lisbon”, o novo filme do realizador dinamarquês Bille August, famoso por “Pelle, o Conquistador” (1987) e “A Casa dos Espíritos” (1993) (também rodado em Portugal, no Alentejo). Este filme foi rodado em grande parte em Lisboa e obteve, com uma co-produção europeia (da Cinemate Portugal com apoio do ICA), um investimento de 7,7 milhões de euros, dos quais 4 milhões são investidos em Lisboa. “Night Train to Lisbon” adapta o romance (com o mesmo nome) do suíço Pascal Mercier e conta com um elenco prestigiado internacional, Jeremy Irons, Melanie Laurent, Jack Huston, Martina Gedek, Sir Tom Courtenay, August Diehl, Bruno Ganz, Lena Olin, Christopher Lee e Charlotte Rampling, e nacional, Beatriz Batarda, Marco D’Almeida, José Wallenstein, Filipe Vargas, entre outros.

 

Sinopse oficial: Um dia, um livro de Amadeu de Prado, um misterioso autor português, e um bilhete de comboio caem nas mãos de Raimund Gregorius, um discreto professor de latim que reside em Berna, na Suíça. O livro desencadeia um choque de cultura em aimund, que decide deixar tudo para trás e apanha o comboio para Lisboa para descobrir mais sobre o autor, um aristocrata rebelde que esteve envolvido com as forças da resistência que levaram à revolução dos cravos. O livro coloca as mesmas erguntas que têm assombrado Raimund há anos: “Existe um segredo debaixo da superfície da actividade humana?”; “E se nós realmente apenas vivemos uma parte do que temos dentro de nós, o que é que acontece ao resto?”. À medida que desfia a vida de Amadeu de Prado, Gregorius revive a sua própria vida.

 

“Night Train to Lisbon”, que é um dos filmes mais aguardados dos próximos tempos, está previsto estrear em Portugal em meados de 2013, distribuído pela Lusomundo. Na Alemanha estreia a 28 de fevereiro de 2013.