"As Mil e uma Noites" (2015)_1

A poucos dias de se estrear no Festival de Cannes, na Quinzena dos Realizadores, foi lançado o trailer internacional de “As Mil e uma Noites”, de Miguel Gomes. Com estas imagens “épicas” agora divulgadas, tudo indica que este será um dos filmes mais aguardados e ambiciosos do ano. A 47ª edição da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes arranca esta quarta-feira (14 maio), sendo que o filme de Miguel Gomes passa em Cannes a 16, 18 e 20 de maio, dividido em três volumes autónomos.

“O Inquieto”, “O Desolado”, “O Encantado” são os títulos dos três volumes que constituem as seis horas e um quarto de “As Mil e uma Noites”, produzido por Luís Urbano, que diz que “quem quiser ver o filme todo terá de ver os três volumes, mas cada um deles tem personalidade autónoma”. 

O realizador de “Tabu” (2012) mergulha agora num Portugal em crise e apresenta-nos “um realizador que se propõe a construir ficções a partir da miserável realidade onde está inserido. Mas incapaz de descobrir um sentido para o seu trabalho, foge cobardemente, dando o seu lugar à bela Xerazade”. Miguel Gomes ficciona a partir de factos ocorridos em Portugal, durante o mês de agosto de 2013 a julho de 2014.

“As Mil e Uma Noites” é uma co-produção entre a o Som e a Fúria, a Shellac Sud (França), a Komplizen Film (Alemanha) e a Box Productions (Suíça). Integram o elenco nomes como, Crista Alfaiate, Luísa Cruz, Adriano Luz, Carloto Cotta, Américo Silva, Gonçalo Waddington, Joana de Verona, Rogério Samora, Bruno Bravo, Diogo Dória, Maria Rueff, Dinarte Branco, Teresa Madruga, João Pedro Bénard, entre outros.

“As Mil e Uma Noites”, não sendo uma adaptação o filme inspira-se na estrutura da obra homónima, terá a sua estreia nos cinemas portugueses na segunda metade do mês de setembro.