"Gravidade" (2013)_1

A organização da 70ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza anunciou recentemente que o filme de ficção cientifica “Gravidade”, de Alfonso Cuarón, irá abrir esta edição histórica do festival. Protagonizado por Sandra Bullock e George Clooney, o filme, que terá a sua estreia mundial no dia 28 de agosto em 3D, conta a história de dois pilotos que após uma colisão com um asteróide ficam presos numa estação espacial, sendo que o objetivo deles é voltarem para a Terra. O cineasta mexicano regressa assim a Veneza depois de em 2001 ter recebido o prémio de Melhor Argumento pelo filme “E a Tua Mãe Também” e de em 2006 o seu “Os Filhos do Homem” ter sido premiado com o prémio de Melhor Fotografia. Em Portugal, “Gravidade” chega aos cinemas a 24 de outubro deste ano.

 

Foi também revelado nos últimos dias o cartaz oficial do certame, que este ano comemora 70 anos. Criado por Simone Massi – o animador, diretor e ilustrador da abertura do Festival – o cartaz comemora o cinema do grego Theodoros Angelopoulos, representando um dos filmes mais famosos do festival, “A Eternidade e Um Dia” (1998), interpretado por Bruno Ganz. “Um homem visto por trás das ondas, os seus braços e um barco que, à distância, é portador de uma criança e um rinoceronte”. Esta não é a única referencia cinematográfica, sendo que existe uma ligação com o cartaz do ano passado, que foi inspirado no filme italiano Federico Fellini, “O Navio” (1983). O Autor convida portanto o espectador a olhar para além, para usarem a sua imaginação.

 

O cineasta Bernardo Bertolucci irá presidir o júri da seleção oficial da 70ª edição, que irá realizar-se de 28 de agosto a 7 de setembro.

 

Veneza 2013 - poster