É hoje que Coimbra recebe mais uma edição, a 21ª do Festival Caminhos do Cinema Português, que se irá prolongar até dia 5 de dezembro.

A cerimónia de Abertura acontece com a projecção da curta-metragem “Nunca é Tarde” de Artur Serra Araújo, produzida no âmbito da 4ª edição do Curso de Cinema Cinemalogia, a decorrer no Auditório do Conservatório da Música de Coimbra, pelas 21h30, e depois de começadas as festividades serão quase duzentos filmes a ser projectados por diversos locais da cidade de Coimbra, como o Auditório do Conservatório da Música de Coimbra, o Teatro Académico Gil Vicente, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e também nas salas de cinema da NOS do Fórum Coimbra.

A Selecção Caminhos conta com 59 filmes, entre curtas e longas-metragens seleccionados. Esta secção pretende “apresentar aos espectadores as diferentes possibilidades da sétima arte portuguesa” e nela podemos encontrar filmes como “Portugal – Um Dia de Cada Vez” de João Canijo e Anabela Moreira, “Montanha” de João Salaviza, a trilogia de “As Mil e Uma Noites” de Miguel Gomes ou mesmo “Capitão Falcão” de João Leitão.

Selecção Ensaios, uma secção dedicada “à experimentação e novas vozes do cinema”, feita para os filmes de escola, sendo que este ano esta secção abre também a filmes de escola internacionais, conta com quase uma centena de curtas-metragens (nacionais e internacionais).

A secção Caminhos Mundiais é dedicada este ano ao Cinema feito na Austria, o país convidado do Festival.

A Selecção Diásporas é uma secção que tem por objectivo mostrar o trabalho dos cineastas lusos espalhados pelo mundo e que procura mostrar Portugal como um lugar de ancoragem para o cinema. Nesta secção encontram-se filmes como “A Gaiola Dourada” de Ruben Alves ou ainda “Viagem a Portugal” de Sérgio Tréfaut.

A cerimónia de encerramento do festival está marcada para dia 4 de dezembro, no Teatro Académico Gil Vicente, quando serão revelados os vencedores dos prémios atribuídos pelo Júri da edição deste ano do Caminhos Film Festival.

O festival Caminhos do Cinema Português realiza-se em Coimbra, até dia 5 de dezembro, e traz-nos uma escolha de 198 filmes para acalmar a fome cinematográfica de quem queira ir até Coimbra assistir a bom cinema.

Ler Programa

Ler Programa Completo

Fonte: Caminhos