O destaque de hoje do Fantasporto 2019 vai para o filme The Panama Papers (EUA), de Alex Winter, às 21h00 no Grande Auditório do Teatro Rivoli, no Porto, e tem uma duração de aproximadamente 96 minutos.

Este é um documentário de longa-metragem sobre o maior escândalo de corrupção internacional da história e as centenas de jornalistas que arriscaram as suas vidas para trazer a história a público, investigando os chamados “Panama Papers” fornecidos por um anónimo.”

Entre Putin e Trump, primeiros-ministros, personalidades da finança, da política, celebridades e gente anónima, todos colocam dinheiro em off-shores, seguindo esquemas de transferências entre empresas e fugindo aos impostos, acumulando riquezas incalculáveis, indiferentes ao resto do mundo que se afunda na desigualdade social e na pobreza. Com a voz de Elijah Wood, é um documentário fundamental para a compreensão das sociedades modernas.

No que toca ao trabalho do realizador e argumentista britânico, este tem uma longa carreira como realizador de televisão, tanto na área dos documentários, como nas séries de ficção. Os seus documentários mais recentes são Zappa” (ainda em pós-produção), Trust Machine: The Story of Blockchain (2018) e Trump’s Lobby (2017). É também conhecido pelas suas curtas-metragens.

O filme será exibido novamente no Pequeno Auditório do Rivoli, na sexta-feira, dia 1 de março.