FLEE_still_1_Amin_window_copyright_FinalCutforReal

“Flee – A Fuga”: documentário dinamarquês de animação arrebata prémios

O filme “Flee – A Fuga” venceu os prémios de Melhor Documentário e Melhor Filme de Animação na cerimónia dos Prémios Europeus de Cinema, que decorreu na noite de sábado, dia 11 de dezembro.

A longa-metragem de animação é baseada numa conversa entre o realizador do filme, Jonas Poher Rasmussen, e o seu amigo Amin Nawabi (pseudónimo), um homem que está prestes a casar com o seu noivo e que se vê confrontado com a necessidade de revelar a estória extraordinária de como há vinte anos chegou à Dinamarca enquanto refugiado afegão menor de idade.

É um momento emocionante para mim ver a história de Amin reconhecida por estes prémios importantes e gostaria de agradecer aos membros dos Prémios Europeus de Cinema pelo seu apoio. Mas, acima de tudo, quero agradecer ao Amin por corajosamente partilhar a sua história comigo e a todos os meus produtores e equipa por tornarem este filme possível“, disse Jonas Poher Rasmussen.

O realizador dinamarquês afirmou ainda que “a questão de como se documenta o sofrimento pessoal e as violações de direitos humanos sem expor os seus protagonistas a mais danos é uma das questões éticas e estéticas centrais para os cineastas que fazem documentários. Estou satisfeito por ter encontrado uma forma de usar a animação para ajudar o Amin a contar a sua história de forma a que se sentisse seguro, e nós estamos espantados pela resposta entusiástica que o nosso filme tem recebido“.

Prevê-se a estreia em Portugal a no primeiro semestre de 2022.

Flee – A Fuga“, cuja distribuição em Portugal está a cargo da Films4You, foi a submissão oficial dinamarquesa para a categoria de Melhor Filme Internacional da 94ª edição dos Óscares. A animação teve a sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema Sundance, onde ganhou o Grande Prémio do Júri na secção Cinema Mundial – Documentário.

O filme foi vencedor do Melhor Documentário nos Gotham Awards, pelo Philadelphia Film Critics Circle, o Boston Oline Film Critics Association, o Detroit Film Critics Society, e a Atlanta Film Critics Circle.

Foi ainda vencedor do Melhor Filme de Não-Ficção pelo New York Film Critics Circle e do NBR Freedom of Expression Award pelo National Board of Review.

Está nomeado na categoria Melhor Filme de Animação para os próximos Golden Globes e os Critics Choice Awards, a realizarem-se em janeiro de 2022.

Skip to content