Licorice Pizza de Paul Thomas Anderson

National Board of Review 2021: Licorice Pizza é Melhor Filme

National Board of Review divulgou na última quinta-feira (dia 2), a sua lista de melhores filmes do ano.

Há mais de um século, o National Board of Review aponta o caminho para o que há de melhor no cinema internacional. O National Board of Review foi o primeiro grupo a defender o cinema como forma de arte, não apenas por meio de sua publicação “Films in Review”, mas também por meio de sua premiação anual.

Este ano, o National Board of Review nomeou a comédia Licorice Pizza, de Paul Thomas Anderson, como o melhor filme de 2021. O filme da MGM recebeu mais duas vitórias, incluindo o de melhor realizador para Anderson e desempenho inédito para os estreantes Alana Haim e Cooper Hoffman.

Licorice Pizza de Paul Thomas Anderson

Três filmes ganharam dois prémios cada: King Richard: Para Além do Jogo(melhor ator para Will Smith e atriz secundária para Aunjanue Ellis), The Tragedy of Macbeth (melhor argumento adaptado para Joel Coen e fotografia para Bruno Delbonnel), e “Um Herói” (melhor argumento original e melhor filme em língua estrangeira, ambos para Asghar Farhadi).

King Richard © 2021 Warner Bros. Entertainment Inc. All Rights Reserved.

O prémio de melhor atriz foi concedido a Rachel Zegler, de West Side Story, enquanto o de melhor ator secundário foi para Ciarán Hinds, de Belfast. O longa de suspense “Pig –  A Viagem de Rob”, de Michael Sarnoski ganhou melhor estreia na realização, o recém-lançado Encanto, da Disney, ganhou melhor filme de animação, “Summer of Alma” ganhou como melhor documentário, “The Harder They Fall” ganhou melhor conjunto, e “Fugi” ganhou a Liberdade de Expressão NBR Award.

Rachel Zegler as Maria in 20th Century Studios’ WEST SIDE STORY. Photo courtesy of 20th Century Studios. © 2021 20th Century Studios. All Rights Reserved.

No caso da cinebiografia estrelada por Will Smith e da adaptação de Shakespeare de Joel Coen (no  seu primeiro projeto a solo), eles se juntam a “Belfast”, de Kenneth BranaghDuna, de Denis VilleneuveNão Olhe Para Cima, de Adam McKayNightmare Alley, de Guilhermo del Toro“Red Rocket”, de Sean BakerO Último Duelo, de Ridley Scott e à nova versão de “West Side Story”, de Steven Spielberg como os nove melhores filmes do ano de acordo com a organização.

Entre os excluídos, sente-se as ausências de O Poder do Cão, de Jane Campion, até o momento um dos filmes mais esperados para a temporada; “Spencer, de Pablo LarraínTick, Tick… Boom!, de Lin-Manuel Miranda e “Casa Gucci”, de Ridley Scott que miram categorias de atuação, além de Being the Ricardos, novo longa-metragem de Aaron Sorkin que a Amazon vê com grandes esperanças para o Óscar.

Recordamos que o NBR tem um histórico misto como prenunciador do Óscar. No ano passado, seu filme principal foi “Destacamento Blood”, de Spike Lee, que acabou recebendo apenas uma indicação ao Oscar e, em 2019, o NBR selecionou “O Irlândes”, que teve várias indicações ao Óscar, mas nenhuma vitória.

Os vencedores anteriores de melhor filme do NBR incluem “Green Book” (2018), de Peter Farrelly“The Post” (2017), de Steven Spielberg, “Manchester by the Sea” (2016), de Kenneth Lonergan e “Mad Max: Estrada de Fúria” (2015), de George Miller.

Os homenageados serão celebrados em um evento de gala na terça-feira, 11 de janeiro de 2022, apresentado por Willie Geist.

Confira abaixo a lista completa de vencedores da premiação do NBR:

Melhor Filme: “Licorice Pizza”
Melhor Realização: Paul Thomas Anderson (“Licorice Pizza”)
Melhor Ator: Will Smith (“King Richard: Para Além do Jogo”)
Melhor Atriz: Rachel Zegler (“West Side Story”)
Melhor Ator Secundário: Ciarán Hinds (“Belfast”)
Melhor Atriz Secundária: Aunjanue Ellis (“King Richard: Para Além do Jogo”)
Melhor Argumento Adaptado: Joel Coen (“The Tragedy of Macbeth”)
Melhor Argumento Original: Asghar Farhadi (“Um Herói”)
Melhor Atuação de Estreia: Alana Haim e Cooper Hoffman (“Licorice Pizza”)
Melhor Estreia na Realização: Michael Sarnoski (“Pig – A Viagem de Rob”)
Melhor Filme de Animação: “Encanto”
Melhor Filme Estrangeiro: “Um Herói” (Irão)
Melhor Documentário: “Summer of Soul (…ou, Quando A Revolução Não Pode Ser Televisionada)”
NBR Freedom of Expression Award: “Flee”
Melhor Elenco: “Vingança e Castigo”
Melhor Fotografia: Bruno Delbonnel (“The Tragedy of Macbeth”)

 

Filmes do ano (em ordem alfabética)

“Belfast”
“Duna”
“King Richard: Para Além do Jogo”
“Não Olhe Para Cima”
“Nightmare Alley”
“Red Rocket”
“The Tragedy of Macbeth”
“O Último Duelo”
“West Side Story”

 

Top 5 de Filmes em Língua Estrangeira (em ordem alfabética)

“Benedetta”
“Lamb”
“Lingu”
“Titane”
“The Worst Person in the World”

 

Top 5 de Documentários (em ordem alfabética)

“Ascension”
“Attica”
“Flee”
“The Rescue”
“Roadrunner: A Film About Anthony Bourdain”

 

Top 10 de Filmes Independentes (em ordem alfabética)

“The Card Counter”
“The Green Knight”
“Holler”
“Jockey”
“C’mon C’mon”
“CODA”
“Old Henry”
“Pig – A Viagem de Rob”
“Shiva Baby”
“The Souvenir Part II”

 

 

Skip to content