A tão esperada noite dos Óscares está finalmente chegando!
Após uma temporada de premiações memorável, com diversos filmes e artistas talentosos sendo aclamados, a 96ª edição da cerimónia está agendada para o próximo domingo, dia 10 de março.
A grande noite será comandada pelo comediante Jimmy Kimmel, que retorna à função de apresentador pela quarta vez.
A cerimónia acontecerá no Dolby Theatre, em Hollywood, e terá transmissão ao vivo pela ABC para mais de 200 países ao redor do mundo.
A expectativa é grande para saber quem levará para casa as cobiçadas estatuetas douradas em categorias como Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Atriz.
Entre os favoritos deste ano estão filmes como “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, “Pobres Criaturas” de Yorgos Lanthimos e “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese.
Descubra onde os apaixonados por cinema nos principais países da lusofonia podem sintonizar a transmissão.
Portugal
Pela quarta vez consecutiva, a RTP será o canal oficial da cerimónia dos Óscares em Portugal.
Contudo, o evento será transmitido em direto e em exclusivo na RTP2. A escolha da RTP2 para a transmissão da cerimónia deve-se à coincidência da data com as eleições legislativas.
A RTP1, canal principal da estação pública, estará dedicada à cobertura das eleições, enquanto a RTP2 transmitirá o evento cinematográfico.
Mário Augusto liderará a transmissão a partir das 23h00. Pela primeira vez, a glamorosa noite de Hollywood será antecipada em uma hora, uma decisão tomada pelo canal ABC para evitar que os últimos prémios sejam anunciados muito perto da meia-noite na costa leste dos EUA.
Essa alteração está alinhada com a transição para o horário de verão, programada para ocorrer no final do mês no país.
Brasil
Pelo segundo ano consecutivo, os Óscares não serão transmitidos na TV aberta brasileira.
A 96ª edição da premiação, terá exibição exclusiva da TNT e da plataforma de streaming Max, ambas pertencentes à Warner Bros. Discovery, a partir das 20h, com apresentação de Ana Furtado.
A decisão, que frustra o público que tradicionalmente acompanhava a cerimónia na TV aberta, é resultado de um acordo firmado entre a Disney, detentora dos direitos da premiação na América Latina, e a Warner Bros. Discovery.
O contrato, com validade de cinco anos a partir de 2023, garante à Warner a exclusividade da transmissão dos Óscares, deixando a TV Globo, emissora que tradicionalmente exibia a premiação no Brasil, de fora da disputa.

