DGA 2024: Christopher Nolan conquista o prémio de Melhor Realização por “Oppenheimer”

GettyImages 2001871751 1 GettyImages 2001871751 2
Foto: Getty Images

O realizador norte-americano Christopher Nolan, aclamado por seu trabalho em “Oppenheimer”, deu um grande passo em direção à estatueta de Melhor Realização ao conquistar o prémio de Melhor Realização de 2024 do Sindicato dos Diretores de Hollywood (DGA) neste domingo (11).

Entre os realizadores estreantes em longa-metragem, a vencedora foi Celine Song, pelo drama “Vidas Passadas”.

 

Com a conquista do DGA, Nolan se consolida como um dos favoritos ao Óscar de Melhor Realização.

Oppenheimer

“Oppenheimer” é um drama biográfico sobre J. Robert Oppenheimer, o cientista que liderou o Projeto Manhattan, responsável pelo desenvolvimento da bomba atômica. O filme recebeu elogios da crítica por sua realização, argumento e atuações, e é considerado um dos favoritos para os Óscares 2024.

 

Premiação

Na abertura da noite, Lesli Linka Glatter, presidente da DGA, destacou as greves da SAG-AFTRA e do Writers Guild of America, que resultaram na suspensão das produções pelos estúdios durante seis meses no ano anterior.

Glatter destacou a importância da conexão entre os membros da comunidade cinematográfica, especialmente após um ano turbulento.

A presidente também abordou os desafios que os sindicatos criativos enfrentam na era da inteligência artificial (IA).

Ela mencionou que a DGA se tornou o primeiro sindicato nos EUA a obter proteções contratuais relacionadas à IA em crescimento, um passo importante para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam preservados à medida que a tecnologia avança.

Grande termômetro

O prémio do Sindicato dos Diretores de Hollywood é considerado um dos principais indicadores do Óscar de Melhor Realização, e a conquista de Nolan aumenta significativamente suas chances de levar a estatueta dourada para casa.

Nos últimos anos, o DGA Awards tem apresentado um histórico impressionante de acertos na categoria de Melhor Realização.

Dos últimos 20 vencedores do Oscar na categoria, 18 foram previamente premiados pelo DGA, o que demonstra a grande influência da premiação na escolha final da Academia.

96ª. edição dos Óscares

A cerimónia da 96.ª edição dos Óscares será apresentada pelo comediante Jimmy Kimmel a 10 de março de 2024, no Dolby Theatre, com transmissão em direto pela ABC para mais de 200 países de todo o mundo.

Confira os ganhadores nas categorias de cinema:

Melhor realização em longa-metragem

Christopher Nolan – ‘Oppenheimer’

Melhor realização estreante em longa-metragem

Celine Song – ‘Vidas Passadas’

Melhor realização em documentário

Mstyslav Chernov – ’20 dias em Mariupol’

Skip to content