"Tabu" (2012)_6

Terminou à instantes a primeira cerimónia da entrega dos Prémios Sophia 2013, organizada pela Academia Portuguesa de Cinema. Estes prémios são o equivalente aos Goyas em Espanha, aos Césares em França e aos Óscares nos Estados Unidos. É a primeira vez que se premiou exclusivamente, de forma séria, o melhor do cinema português.

“Tabu”, de Miguel Gomes, foi considerado pela Academia o Melhor Filme do ano. Estava nomeado para 9 categorias, mas acabou por vencer em apenas duas, Melhor Filme e Melhor Montagem. “Florbela”, que estava nomeado para 15 categorias, acabou por ser o grande vencedor da noite, ao ter sido galardoado com 6 Prémios Sophia, Melhor Filme, Melhor Realizador (Vicente Alves do Ó), Melhor Atriz (Dalila Carmo), Melhor Atriz Secundária (Anabela Teixeira), Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Guarda-roupa. O segundo filme mais premiado foi o épico “As Linhas de Wellington”, que recebeu o prémio de Melhor Ator Secundário (Albano Jerónimo), Melhor Argumento Original, Melhor Direcção Artística e Melhor Caracterização. “Operação Outono” venceu nas categorias de Melhor Ator (Carlos Santos) e Melhor Argumento Adaptado.O mestre Manoel de Oliveira, mesmo não estando presente na cerimónia, foi-lhe atribuído o Prémio de Mérito e Excelência, pelos seus 82 anos de carreira.

É de lamentar que a RTP não tenha transmitido em direto a cerimónia. Contudo, sabe-se que brevemente será emitida pela RTP1, em data a definir. Terminou assim a primeira cerimónia dos Prémios Sophia, com a esperança de que para 2014 se repita a cerimónia, com novos filmes. Mas para que tal aconteça é preciso que a Zon, Optimus, Meo, Cabovisão e Vodafone paguem a taxa anual prevista na Lei do Cinema, para que não se repita outro “ano zero do cinema português”.

 

Vencedores

Melhor Filme

Tabu

Melhor Realizador

Vicente Alves do Ó, por Florbela

Melhor Ator

Carlos Santos, em Operação Outono

Melhor Atriz

Dalila Carmo, em Florbela

Melhor Ator Secundário

Albano Jerónimo, em As Linhas de Wellington

Melhor Atriz Secundária

Anabela Teixeira, em Florbela

Melhor Argumento Original

Carlos Saboga, por As Linhas de Wellington

Melhor Argumento Adaptado

Bruno de Almeida, Frederico Delgado Rosa e John Frey, por Operação Outono

Melhor Fotografia

Florbela

Melhor Direcção Artística

As Linhas de Wellington

Melhor Som

Florbela

Melhor Guarda-Roupa

Florbela

Melhor Caracterização

As Linhas de Wellington

Melhor Música

The Legendary Tigerman e Rita Redshoes, por A Estrada de Palha

Melhor Montagem

Tabu

Melhor Documentário

É na Terra não é na Lua, por Gonçalo Tocha

Melhor Curta-Metragem de Ficção

Cerro Negro. de João Salaviza

Melhor Curta-Metragem Documental

Raúl Brandão Era Um Grande Escritor, João Canijo

Melhor Curta-Metragem de Animação

Kali, o pequeno vampiro, Regina Pessoa

Prémio de Mérito e Excelência

Manoel de Oliveira