Terminou à instantes a primeira cerimónia da entrega dos Prémios Sophia 2013, organizada pela Academia Portuguesa de Cinema. Estes prémios são o equivalente aos Goyas em Espanha, aos Césares em França e aos Óscares nos Estados Unidos. É a primeira vez que se premiou exclusivamente, de forma séria, o melhor do cinema português.
“Tabu”, de Miguel Gomes, foi considerado pela Academia o Melhor Filme do ano. Estava nomeado para 9 categorias, mas acabou por vencer em apenas duas, Melhor Filme e Melhor Montagem. “Florbela”, que estava nomeado para 15 categorias, acabou por ser o grande vencedor da noite, ao ter sido galardoado com 6 Prémios Sophia, Melhor Filme, Melhor Realizador (Vicente Alves do Ó), Melhor Atriz (Dalila Carmo), Melhor Atriz Secundária (Anabela Teixeira), Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Guarda-roupa. O segundo filme mais premiado foi o épico “As Linhas de Wellington”, que recebeu o prémio de Melhor Ator Secundário (Albano Jerónimo), Melhor Argumento Original, Melhor Direcção Artística e Melhor Caracterização. “Operação Outono” venceu nas categorias de Melhor Ator (Carlos Santos) e Melhor Argumento Adaptado.O mestre Manoel de Oliveira, mesmo não estando presente na cerimónia, foi-lhe atribuído o Prémio de Mérito e Excelência, pelos seus 82 anos de carreira.
É de lamentar que a RTP não tenha transmitido em direto a cerimónia. Contudo, sabe-se que brevemente será emitida pela RTP1, em data a definir. Terminou assim a primeira cerimónia dos Prémios Sophia, com a esperança de que para 2014 se repita a cerimónia, com novos filmes. Mas para que tal aconteça é preciso que a Zon, Optimus, Meo, Cabovisão e Vodafone paguem a taxa anual prevista na Lei do Cinema, para que não se repita outro “ano zero do cinema português”.
Vencedores
Melhor Filme
Tabu
Melhor Realizador
Vicente Alves do Ó, por Florbela
Melhor Ator
Carlos Santos, em Operação Outono
Melhor Atriz
Dalila Carmo, em Florbela
Melhor Ator Secundário
Albano Jerónimo, em As Linhas de Wellington
Melhor Atriz Secundária
Anabela Teixeira, em Florbela
Melhor Argumento Original
Carlos Saboga, por As Linhas de Wellington
Melhor Argumento Adaptado
Bruno de Almeida, Frederico Delgado Rosa e John Frey, por Operação Outono
Melhor Fotografia
Florbela
Melhor Direcção Artística
As Linhas de Wellington
Melhor Som
Florbela
Melhor Guarda-Roupa
Florbela
Melhor Caracterização
As Linhas de Wellington
Melhor Música
The Legendary Tigerman e Rita Redshoes, por A Estrada de Palha
Melhor Montagem
Tabu
Melhor Documentário
É na Terra não é na Lua, por Gonçalo Tocha
Melhor Curta-Metragem de Ficção
Cerro Negro. de João Salaviza
Melhor Curta-Metragem Documental
Raúl Brandão Era Um Grande Escritor, João Canijo
Melhor Curta-Metragem de Animação
Kali, o pequeno vampiro, Regina Pessoa
Prémio de Mérito e Excelência
Manoel de Oliveira