25 de Abril

Annecy 2021: Selecção Oficial

Flee Annecy 2021 1 Flee Annecy 2021 2

O Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, um dos eventos de animação mais importantes do mundo, anunciou a sua seleção oficial de competição de longas-metragens para a sua 61.ª edição, que decorrerá entre 14 a 19 de junho, em formato híbrido.

A edição deste ano terá um formato presencial, com um limite de participação no máximo de cinco mil pessoas, e um formato online, que dará acesso ao programa principal para que qualquer pessoa em todo o mundo possa aceder à plataforma, sem necessidade de convite ou de uma credencial, e custará 20€.

Entre os dez filmes seleccionados para a competição de longas-metragens encontra-se o documentário animado “Flee”, do cineasta dinamarquês-francês Jonas Poher Rasmussen, uma “sofisticada história de refugiado”; a comédia romântica adulta adquirida pela Netflix “You Animal!”, do realizador filipino Avid Liongoren; o blockbuster chinês “Jiang Ziya: Legend of Deification”, de Wei LI e Teng Cheng; o filme japonês “The Deer King”, de Masashi Ando e Masayuki Miyaji; “My Sunny Maad”, da animadora tcheca Michaela Pavlatova, que ganhou o prémio Cristal de Annecy pela sua curta-metragem “Tram” em 2012.

my-sunny-maad-annecy-2021-1
“My Sunny Maad”, da animadora tcheca Michaela Pavlatova

Na secção competitiva de curtas-metragens foram seleccionados 44 filmes, dos quais um tem produção portuguesa, “Sve te senzacije u mom trbuhu”, do realizador croata Marko Djeska, de 38 anos, e que conta com a produção de David Doutel, realizador de filmes como “Fuligem” (2014) e “Agouro” (2018).

Para comemorar a 60.ª edição do festival, que foi em 2020, em formato inteiramente online, haverá três sessões especiais, que inclui a “Mémoire d’une minute”, uma série de curtas-metragens de um minuto sobre o tema da memória de 11 realizadores premiados em Annecy; a curta competitiva de Bruno Bozzetto de 1960 “An Award for Mr. Rossi”; e a estreia mundial de “Far From the Tree” da Walt Disney Animation Studios, com uma introdução da realizadora Natalie Nourigat.

A cerimónia de encerramento de Annecy terá a exibição de cinco curtas: “Jung & Restless”, de Joanna Priestley; “Boy, Oh Boy” de Stephen Irwin; “Flight” de Samuel Yal; “Blush”, de Joe Mateo, da Apple e Skydance; e “Us Again”, de Zach Parrish, da Walt Disney Animation Studios.

Competição Oficial – Longas-Metragens
Flee, de Jonas Poher Rasmussen
Hayop Ka! The Nimfa Dimaano Story, de Avid Liongoren
Jiang Ziya: The Legend Of Deification, de Wei LI, Teng Cheng
Josee To Tora To Sakanatachi, de Kotaro Tamura
Lamya’s Poem, de Alex Kronemer
My Sunny Maad, de Michaela Pavlátová
Poupelle Of Chimney Town, de Yusuke Hirota
Snotty Boy, de Marcus Rosenmãœller, Santiago Lopez Jover
The Ape Star, de Linda Hambäck
The Deer King, de Masashi Ando, Masayuki Miyaji

Competição Contrechamp – Longas-Metragens
Absolute Denial, de Ryan Braund
Archipel, de Félix Dufour-Laperrière
Bob Spit – We Do Not Like People, de Cesar Cabral
Chicken Of The Mound, de Xi Chen
City Of Lost Things, de Chih-Yen Yee
Climbing, de Hye-mi Kim
Cryptozoo, de Dash Shaw
Mount Fuji Seen From A Moving Train, de Pierre Hébert
My Uncle Joe, de Ducca Rios

Annecy-2021-poster-1

Skip to content