As Escolhas de Sofia

É Uma Espécie de… Comédia (2010) – Para levar a sério

Para voltarmos a referir-nos às questões da saúde mental, nada melhor que um filme que se desenvolve na ala psiquiátrica de um hospital.

“É Uma Espécie de…Comédia” (“It’s Kind of a Funny Story”), tem realização e argumento de Anna Boden e Ryan Fleck, baseada no livro homónimo e semiautobiográfico da autoria de Ned Vizzini, que oscila entre a comédia e o drama e nos proporciona uma visão interessante acerca da saúde e da doença mental.

Craig (Keir Gilchrist), um adolescente à beira de um ataque de nervos, que não consegue parar de pensar no suicídio, dá entrada numa clínica psiquiátrica para se restabelecer. Uma vez que a unidade de crianças e jovens se encontra em remodelação, Craig é obrigado a permanecer no espaço reservado para os adultos. Lá conhece Bobby (Zach Galifianakis) que rapidamente se torna seu mentor, e outros pacientes como Muqtada (Bernard White), o seu colega de quarto, cujo estado mental o fazem acreditar que este não será o lugar para si.

Mas a política da clínica exige que Craig permaneça pelo menos cinco dias, pelo que o jovem aproveita para dar uma oportunidade à terapia, com a Dr.ª Eden (Viola Davis) e conhecer as pessoas que o rodeiam, principalmente Noelle (Emma Roberts) uma bonita adolescente que mantém comportamentos auto lesivos e por quem se enamora.

Craig compreende que está deprimido, em parte pela grande pressão imposta pelos seus pais, e por si próprio, para que tenha um futuro brilhante. Mas este filme vem provar que o melhor para pessoas que experienciam sintomatologia depressiva é procurarem e aceitarem apoio e manterem-se ocupadas, sobretudo se essa ocupação envolver ajudar e valorizar os outros.

Sem perder o foco a pelicula é ainda interessante do ponto de vista da análise do ambiente hospitalar, demonstrando como as pessoas se relacionam dentro e fora do contexto terapêutico. Apesar disso, não deixa de ser um filme juvenil, pelo que não é rudemente pormenorizado.

Durante cinco dias o jovem vai procurar compreender a sanidade dos insanos, transformando este história de crescimento e aceitação pessoal, numa deliciosa espécie de comédia!

"É Uma Espécie de... Comédia" (2010)_1